5 assuntos de Geografia que você precisa entender para o ENEM

Compartilhe!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Você sabe quais são os assuntos que podem cair na prova de Geografia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017?

O professor da Rede de Ensino APOGEU, Rodrigo Cruz, listou os 5 temas de Geografia mais cobrados nas provas anteriores para ajudar você a direcionar sua rotina de estudos.

De 2009 a 2016, Geografia Econômica (35%) e Questões Ambientais (16%) foram os temas mais abordados.

Confira abaixo quais são os assuntos que mais caem no exame: 

Geografia Econômica

Na Geografia Econômica, a agricultura é um dos temas mais cobrados no Enem. Por ser um assunto amplo e que se relaciona com outros da disciplina, como população e meio ambiente, saber fazer conexões entre eles é importante durante a prova.

Ao longo das últimas décadas, a produção agrícola brasileira multiplicou por cinco, enquanto a ocupação de novas terras, apenas, duplicou. Esse resultado indica que o espaço rural brasileiro tem se modernizado rapidamente, contudo, de maneira desigual.

A modernização da agricultura brasileira criou um espaço dual, onde é possível identificar áreas de elevados índices de mecanização e produtividade, coexistindo, com espaços de práticas tradicionais. Essa disparidade tem pressionado os pequenos produtores levando-os ao endividamento e a perda de suas terras.

Os Complexos Agroindustriais (CAIs), não somente elevam a concorrência no espaço rural, como também aceleram a substituição dos cultivos destinados ao mercado interno pelos gêneros de exportação. Desse modo, passamos a produzir mais alimentos, mas não resolvemos o problema da fome, pois continuamos a utilizar as melhores terras e recursos para os cultivos de exportação.

Questões ambientais

A crise de abastecimento de água, o desastre ambiental de Mariana-MG e as novas regras legais a respeito da exploração dos recursos amazônicos são apenas alguns exemplos de questões ambientais que merecem destaque. O professor acredita que um ponto importante desse assunto é a relação da manutenção das florestas com a quantidade de chuvas e de água disponível para o consumo. Outro aspecto envolve a gestão de bacias hidrográficas.

Geografia Política

A intensificação do extremismo no discurso político, abriu oportunidades para o surgimento de novos personagens, entre eles, Donald Trump (EUA) e Emmanuel Macron (França). Ambos, não pertenciam ao quadro político tradicional. Contudo, as semelhanças parecem parar por aí, pois, se nos Estados Unidos as declarações e os novos decretos apontam para políticas unilaterais, que acirram os ânimos em todo o planeta, na França, a vitória de Macron, aponta para um cenário mais moderado e com expectativas para o diálogo.

Nesse sentido, aqueles que se associam aos Estados Unidos acabam se arriscando a sofrer com o extremismo religioso e político, como os praticados pelo Estado Islâmico e a Coréia do Norte. Já na França, a expectativa é que o país retome o diálogo com o Oriente, reduzindo a insegurança sentida pela população.

No cenário econômico, não podemos esquecer do Brexit (saída da Inglaterra da União Europeia) e da saída dos Estados Unidos do acordo comercial do Pacífico. Ambos indicam mais uma vez para estratégias de unilateralismo, que podem criar mais tensões no mercado mundial.

Geografia Física

A Geografia Física reúne conteúdos relacionados à cartografia, geologia, solos, relevo, hidrologia, vegetação e climatologia. A Vegetação é um dos temas mais encontrados nas provas do ENEM, pois está diretamente relacionado com as características climáticas, questões ambientais e a agricultura. O professor Rodrigo, destaca os pontos-chave para se dar bem nesse assunto:

  • Biomas mais afetados pelo desmatamento: cerrado e Amazônia;
  • Expansão das fronteiras agrícolas;

Outro tema relacionado à geografia física e aos temas econômicos é a Energia, assunto comum nas provas de ciência humanas e ciências da natureza. Novas e diferentes fontes de energia que vêm sendo muito discutidas podem ser pontos fortes na prova do Enem:

  • Novas fontes de energia menos poluentes;
  • Desenvolvimento de tecnologias renováveis e limpas;

População

Outro tema cobrado nas últimas provas de Geografia do Enem, População também deve ter atenção especial durante os estudos. Por isso, o professor Rodrigo Cruz orienta quais os  pontos que merecem mais dedicação:

  • Maior número de pessoas em busca de trabalho X geração de emprego com carteira assinada;
  • Reforma da previdência e a terceirização trabalhista;
  • Aumento da População Economicamente Ativa (PEA);
  • Transformação da estrutura etária brasileira;

Todos esses pontos têm uma relação bastante direta, pois o aumento de jovens na população do Brasil influencia diretamente o número de pessoas trabalhando e justifica o aumento da PEA.