A importância do esporte na escola  

Compartilhe!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

O esporte na escola é, além de sinônimo de diversão e de um tempinho para relaxar, obrigatória nas escolas. Além disso, é essencial para a formação de crianças e adolescentes, pois, mais do que desenvolver fisicamente, as habilidades dos alunos são aprimoradas por meio dessas atividades. Por esse motivo, a prática é de extrema importância na escola.

Com a pandemia e a necessidade do isolamento social, as pessoas se viram em um cenário onde dificilmente era possível sair de casa. Praticar esportes em grupo, então, era impossível, afetando a realidade de crianças e adolescentes do Brasil. Segundo pesquisa realizada pela C.Lab, em 2020, apenas 28% das crianças praticavam algum tipo de atividade física. O estudo mostrou que, antes da quarentena, 73% das crianças realizavam alguma atividade física ou esporte.

De acordo com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), o esporte tem um papel fundamental na formação dos jovens, já que auxilia no desenvolvimento físico, motor e cognitivo, além de trabalhar aspectos emocionais e sociais. Sendo assim, a escola se mostra ainda mais importante nesse processo. Além de incentivar a autonomia das crianças e fazer parte desse desenvolvimento, as crianças que praticam esporte são mais felizes.

Por isso, é necessário que a escola seja aliada das famílias em mais esse processo de aprendizado. É importante também que os esportes sejam diversos, respeitando a individualidade de cada criança. A Rede de Ensino APOGEU, por exemplo, acredita que cada aluno pode ser protagonista na escola, com o apoio da equipe pedagógica e de psicologia, que atende individualmente cada um. Aqui, a prática esportiva é valorizada através do Projeto APOGEU Esportivo que tem o objetivo de dar acesso, incentivar e apoiar atletas da Rede em diversas competições, além de contribuir para a descoberta de novos talentos no esporte.

Neste ano, o aluno APOGEU do 8º ano A no Fundamental Anos Finais da unidade Santo Antônio I, Gabriel Leão ficou com a primeira colocação no Xadrez do e-JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais). Ele atingiu a mesma pontuação de outro atleta e foi convocado para a premiação do campeonato, que ocorreu no dia 17 de novembro na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, sede do governo estadual.

A escola é lugar de aprendizado. É aqui que as crianças se tornam felizes. Por isso, ao escolher a escola do seu filho em 2022, procure quem acredita na excelência acadêmica, quem realmente tem resultados de aprovações e que nessa retomada, acolhe seu filho, preocupado com a saúde mental e física.

Deixe um comentário