APOGEU é destaque em pesquisa nacional como Empresa Humanizada

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A Rede de Ensino APOGEU é uma das organizações em destaque na Pesquisa Empresas Humanizadas 2020, sendo citada nas categorias Top 30 Melhores – Médio Porte, Top 20 Melhores para Colaboradores – Médio Porte, Top 20 Propósito Maior – Médio Porte e Top 20 Liderança Consciente – Médio Porte, todas em nível nacional.

O levantamento objetiva mapear e divulgar os bons exemplos organizacionais, como forma de inspirar uma transformação na forma de fazer negócios em todo o país. É também uma excelente oportunidade de promover o compartilhamento de práticas entre lideranças, colaboradores e organizações do Brasil.

As empresas foram avaliadas dentro de seu porte – micro, pequeno, médio ou grande. Ou seja, são exemplos de organizações que geram valor superior para os colaboradores considerando seu respectivo porte. Entre as organizações participantes estão grandes marcas como: Magazine Luiza, Grupo Reserva, Unimed Vitória, Localiza, Natura, Prezunic, Cielo, entre outras.

Em relação ao quesito “Melhores para Colaboradores”, o APOGEU se destacou por possuir melhor reputação, experiência, satisfação e perspectiva de futuro na percepção dos colaboradores.

Já a categoria “Melhores em Propósito Maior”, na qual a Rede de Ensino também se sobressaiu, aponta as organizações com capacidade de inspirar, envolver, energizar os diferentes stakeholders pela maneira como fazem negócios. O senso de propósito elevado do APOGEU, mais uma vez, se mostra efetivo para engajar os diferentes públicos atendidos.

Por fim, e não menos importante, o destaque do APOGEU foi no quesito “Liderança Consciente”, que indica as instituições com líderes concentrados em um propósito maior, que buscam servir e inspirar as outras pessoas por meio do exemplo.

 

Índice de consciência

Para essa 2ª edição do levantamento, a Humanizadas criou um índice baseado em dados que mede o rating de consciência, apontando assim o quanto as organizações afetam os ecossistemas em que atuam e sua capacidade de desenvolver relacionamentos de excelência e de gerar valor em longo prazo, quesito em que o APOGEU também recebeu destaque.

Inspirado na classificação de risco usada por agências de crédito, o rating de consciência mede quanto uma empresa pode gerar de valor de maneira intencional para todos os stakeholders. Na prática, a pesquisa mede capitais intangíveis, que geralmente não são medidos. É a percepção de pessoas e organizações olhando a companhia por meio de uma lógica integral.

 

Conheça os quatro pilares da pesquisa

  1. PROPÓSITO MAIOR 

As companhias precisam ter um objetivo que ultrapasse a ideia de produzir lucro, mostrando a diferença que a organização procura fazer no mundo. O objetivo é a ligação entre os recursos de uma instituição e as necessidades do mundo. Essa ideia se aplica tanto às pessoas quanto às empresas, retratando a vocação organizacional, o momento exato em que o indivíduo é capaz de achar o real significado e a realização no trabalho.

  1. ORIENTAÇÃO PARA STAKEHOLDERS

Stakeholders são todos os grupos de pessoas associadas e atingidas pelo empreendimento. A administração identifica a correlação presente entre os principais stakeholders e gera estratégias para criar valor compartilhado.

Possuir uma diretriz para responder às necessidades dos stakeholders é um modo de aproveitar para estabelecer a base da criação de valor em um comportamento estruturado, diferente do comportamento tradicional particular do custo exclusivo dos acionistas, voltado apenas na maximização do lucro.

  1. LIDERANÇA CONSCIENTE

Os líderes ultrapassam o benefício próprio e são incentivados pelo propósito e serviço às pessoas, agem como autores: motivam e inspiram. A liderança precisa ser firmada em propósito, inspiração, cuidado e compaixão, se mostrando a cada dia mais humana: engloba o masculino e o feminino, o coração e a mente, o espírito e a alma.

A pesquisa considera que os líderes de verdade são colaboradores que buscam a liderança para ajudar a criar uma visão inspiradora do futuro e auxiliar as pessoas a chegarem lá juntas.

  1. CULTURA CONSCIENTE

Cultura são os princípios agregados, os ensinamentos e as práticas contidas na ordem social de um empreendimento, que atravessam suas ações e ligam os stakeholders uns aos outros e ao plano de negócio.

Uma cultura consciente simboliza o envolvimento dos associados com o objetivo do negócio. Instituições que proporciona uma cultura com alto nível de confiança, efetividade, sinceridade e cuidados genuínos.