Quando criança é muito comum escutarmos: “O que você vai ser quando crescer?”. Mas, já parou para pensar qual é a sua vocação profissional?
Segundo a psicóloga da Scopo Gerenciamento Educacional, Marina Aguiar, com o decorrer dos anos as respostas mudam e os adolescentes, principalmente, se questionam cada vez mais sobre qual curso superior deverão escolher.
“Muitas vezes, o jovem se sente pressionado e ansioso com a ideia de que está escolhendo algo para o resto da vida! Nesse momento, é importante desconstruirmos a ideia de que profissão e carreira são sinônimos”, destaca Marina.
Para quem não sabe, a carreira é um processo contínuo podendo ou não ter relação direta com o curso superior escolhido. Já a profissão é apenas o primeiro passo para a construção da carreira!
“Além disso, também é importante que o adolescente entenda que o ato de escolher é próprio do ser humano: escolhemos o que vestir e comer; se iremos ficar ou partir de um lugar; qual caminho seguir em uma estrada, etc”, ressalta a psicóloga.
Você sabe como é o Programa de Orientação Profissional?
No Programa de Orientação Profissional, o trabalho realizado entre o psicólogo e o orientando busca desenvolver o autoconhecimento; identificar a influência existente em seu meio social – como a vontade dos pais e amigos, a facilidade em uma determinada matéria escolar e o retorno financeiro da profissão.
Além disso, é durante a Orientação Profissional que o aluno conhece o Mercado de Trabalho e os profissionais que atuam na área de interesse e analisa as suas atividades preferidas, descrevendo o que imagina ser lazer e o que imagina ser profissão (por exemplo: o aluno pode gostar de cuidar de animais e curtir a natureza, porém não ter vontade de ser biólogo).
Portanto, o processo de orientação é fundamental para que o estudante seja capaz de entender os fatores envolvidos no seu processo decisório e, dessa forma, tomar a decisão de forma mais consciente!