diferenciais pedagógicos

Diferenciais Pedagógicos da Rede de Ensino APOGEU: Saiba mais sobre o Projeto Pequenos Cozinheiros!

Compartilhe!

Um dos grandes diferenciais pedagógicos da Rede de Ensino APOGEU são os projetos que têm como cultura a “mão na massa”. Em um post anterior, falamos sobre o Projeto de Cultura Maker e a importância de saber trabalhar em equipe, desenvolvendo projetos e ideias inovadoras em grupo.

Através dos Projetos Pedagógicos e Educacionais, esperamos desenvolver e estimular o crescimentos de competências e habilidades de nossos alunos, sempre com muita segurança e cuidado.

No post de hoje, vamos falar sobre o Projeto Pequenos Cozinheiros, que tem como principal objetivo incentivar os alunos a terem uma alimentação saudável por meio da vivência com a culinária experimental.

 

Você sabe como funciona o Projeto Pequenos Cozinheiros?

 

O Projeto funciona no refeitório da instituição, com as crianças sendo orientadas pelas professoras, cozinheiras, auxiliares e nutricionista do APOGEU. Elas auxiliam desde a separação dos ingredientes até o preparo de receitas simples e fáceis de fazer. O processo é sempre muito divertido e as receitas são feitas para agradar o paladar de todos: dos pequenos aos familiares. Os alunos levam sempre uma amostra da receita para casa para degustarem com os familiares.

Durante o preparo das receitas, os alunos são incentivados a explorar as diferentes texturas, cores, sabores, formas dos alimentos, além de aprenderem noções de quantidade e divisão das partes.

Assim, ao preparem a própria receita, os alunos desenvolvem hábitos mais saudáveis e participam do início ao fim do processo.

O Projeto Pequenos Cozinheiros é um projeto destinado aos alunos da Educação Infantil. A equipe de profissionais, professores e coordenadores da Educação Infantil trabalha para oferecer um ambiente seguro e estimulante, contribuindo cada vez mais para o processo de desenvolvimento integral do aluno APOGEU.

Durante a pandemia, enfrentamos um grande desafio: como manter o projeto de maneira remota? Através de um planejamento completo, desenvolvemos o Movimento Híbrido de Aprendizagem (MHA).

No MHA, a Rede de Ensino APOGEU valoriza a percepção de que é possível fazer com que o aluno aprenda de maneiras diferentes, recebendo os estímulos certos e as ferramentas adequadas, contando ainda com o acolhimento e supervisão de uma equipe focada no sucesso de cada um, incentivando constantemente a autonomia dos alunos.

Portanto, mesmo com a pandemia, mantivemos nosso Projeto com tudo e a criançada continuou aproveitando e colocando a mão na massa, literalmente! 🙂

Conversamos com a Fabiana, mãe da Alice para saber como foi a experiência dela durante esse momento não presencial. Ela disse que “durante as aulas on-line, a Alice sempre gostou bastante do Projeto Pequenos Cozinheiros por gostar de culinária e manusear alimentos”.

E você? Qual receita você gostaria de aprender?

 

Deixe um comentário