Foi dada a largada para o ENEM 2020

Compartilhe!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem se inscrever na página do Enem! As inscrições começaram nesta segunda-feira, 11, e vão até o dia 22 de maio.

A novidade é que, a partir deste ano, o exame terá duas modalidades: as provas impressas, com aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, nos dias 22 e 29 de novembro. O participante que optar pelo Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o candidato deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.

Clique e saiba como se inscrever!

 

Enem em tempos de pandemia

Em meio à crise de saúde pública instaurada pelo avanço da covid-19, o Inep dobrou o número de candidatos que poderão participar da versão digital da prova – agora, serão 100 mil participantes.

Mesmo com a inserção da modalidade digital, a preocupação dos candidatos ainda é a adaptação ao aprendizado on-line, imposto após a paralisação das aulas presenciais, em março.

Para ajudar os estudantes na preparação para o exame, organizamos dicas preciosas para otimizar a rotina de estudos em casa. Ao final de cada uma delas, ainda é possível acessar conteúdos exclusivos da Rede de Ensino APOGEU.

 

01. Resolva provas anteriores

Procure resolver exercícios das provas anteriores do Enem e resoluções comentadas por especialistas, mais especificamente dos últimos quatro anos. Eles certamente possuem um formato bem adequado para o que esperamos para este ano, apesar das mudanças ocorridas.

Acesse abaixo a resolução comentada pelos professores do APOGEU.

Enem 2019 –  Primeiro dia

Enem 2019 – Segundo dia

 

02. Atenção aos temas matemáticos

Procure estudar para o Enem os temas que, segundo as estatísticas, têm uma maior incidência.

Clique AQUI e acesse a aula sobre Matemática Financeira.

 

03. Dê atenção para as leituras em atualidades

Como as questões do Enem trabalham assuntos de atualidades (conflitos mundiais, problemas políticos e sociais), o entendimento desses temas é fundamental.

Confira AQUI a aula sobre: “Pandemias ao longo da história”.

 

04. Conheça os critérios de avaliação da Redação

Os critérios de avaliação determinam o que será cobrado de você na Redação do Enem, de acordo com a Cartilha do Inep. Os corretores vão pegar a sua redação e avaliar como você se saiu em 5 quesitos, denominados “competências”. Veja quais são elas:

– COMPETÊNCIA 1: “Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa”;

– COMPETÊNCIA 2: “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”;

– COMPETÊNCIA 3: “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”;

– COMPETÊNCIA 4: “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”;

– COMPETÊNCIA 5: “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.

 

Assista AQUI a uma aula de apresentação de um possível tema para a redação 2020:

Acesse mais conteúdos relevantes nos nossos canais: