JANEIRO BRANCO – Cuidar da sua saúde mental é cuidar da vida!

Compartilhe!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Você sabia que o mês de janeiro é marcado por uma campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental? É o chamado Janeiro Branco que tem como objetivo promover ações diversas relacionadas à construção de uma cultura do bem-estar emocional na população.

Durante muito tempo, esse não era um tema amplamente debatido por políticas públicas, resultando, assim, no aumento de casos relacionados ao adoecimento mental. Por isso, se tornou urgente a criação de uma campanha que promova debates sobre esse assunto tão importante e que ajude a diminuir o estigma relacionado a ele.

O Instituto Janeiro Branco existe desde 2014, com o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida!” e é voltado para chamar a atenção das pessoas sobre a importância de cuidar de seus sentimentos e compartilhar seus questionamentos e histórias de vida. As ações da campanha são direcionadas por profissionais da saúde mental e incluem palestras, oficinas, cursos, rodas de conversa e abordagem de pessoas em lugares públicos com a distribuição de panfletos.

O mês de janeiro costuma ser o período em que todos estamos fazendo um balanço de nossas vidas, de nossas emoções e mudanças ocorridas no ano que se passou. Mas por quê “branco”? A escolha da cor branca é uma alusão às expressões “tela em branco” e “folha em branco”, estimulando as pessoas a escreverem sobre seus sentimentos, desejos e frustrações. Portanto, o que está por trás da iniciativa é fazer com que realmente as pessoas façam reflexões sobre suas vidas e se prepararem melhor para o ano que se inicia.

É importante ressaltar que procurar ajuda profissional é essencial para que um possível quadro não se agrave. Dessa forma, buscar a orientação de médicos e psicólogos é o melhor caminho para um autocuidado. Alguns sintomas como ansiedade, tristeza prolongada e profunda, mudanças repentinas de humor e grande irritabilidade podem ser um alerta de que você precisa de ajuda.

Caso algo esteja errado, não hesite em procurar informações. Você pode visitar a página do Instituto no Instagram @janeirobranco (clique aqui) para saber mais. Lembre-se que cuidar da nossa saúde mental é cuidar da vida!

1 comentário em “JANEIRO BRANCO – Cuidar da sua saúde mental é cuidar da vida!”

Deixe um comentário