5 assuntos de Geografia que você precisa entender para o ENEM

Compartilhe!

Você sabe quais são os assuntos que podem cair na prova de Geografia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017?

O professor da Rede de Ensino APOGEU, Rodrigo Cruz, listou os 5 temas de Geografia mais cobrados nas provas anteriores para ajudar você a direcionar sua rotina de estudos.

De 2009 a 2016, Geografia Econômica (35%) e Questões Ambientais (16%) foram os temas mais abordados.

Confira abaixo quais são os assuntos que mais caem no exame: 

Geografia Econômica

Na Geografia Econômica, a agricultura é um dos temas mais cobrados no Enem. Por ser um assunto amplo e que se relaciona com outros da disciplina, como população e meio ambiente, saber fazer conexões entre eles é importante durante a prova.

Ao longo das últimas décadas, a produção agrícola brasileira multiplicou por cinco, enquanto a ocupação de novas terras, apenas, duplicou. Esse resultado indica que o espaço rural brasileiro tem se modernizado rapidamente, contudo, de maneira desigual.

A modernização da agricultura brasileira criou um espaço dual, onde é possível identificar áreas de elevados índices de mecanização e produtividade, coexistindo, com espaços de práticas tradicionais. Essa disparidade tem pressionado os pequenos produtores levando-os ao endividamento e a perda de suas terras.

Os Complexos Agroindustriais (CAIs), não somente elevam a concorrência no espaço rural, como também aceleram a substituição dos cultivos destinados ao mercado interno pelos gêneros de exportação. Desse modo, passamos a produzir mais alimentos, mas não resolvemos o problema da fome, pois continuamos a utilizar as melhores terras e recursos para os cultivos de exportação.

Questões ambientais

A crise de abastecimento de água, o desastre ambiental de Mariana-MG e as novas regras legais a respeito da exploração dos recursos amazônicos são apenas alguns exemplos de questões ambientais que merecem destaque. O professor acredita que um ponto importante desse assunto é a relação da manutenção das florestas com a quantidade de chuvas e de água disponível para o consumo. Outro aspecto envolve a gestão de bacias hidrográficas.

Geografia Política

A intensificação do extremismo no discurso político, abriu oportunidades para o surgimento de novos personagens, entre eles, Donald Trump (EUA) e Emmanuel Macron (França). Ambos, não pertenciam ao quadro político tradicional. Contudo, as semelhanças parecem parar por aí, pois, se nos Estados Unidos as declarações e os novos decretos apontam para políticas unilaterais, que acirram os ânimos em todo o planeta, na França, a vitória de Macron, aponta para um cenário mais moderado e com expectativas para o diálogo.

Nesse sentido, aqueles que se associam aos Estados Unidos acabam se arriscando a sofrer com o extremismo religioso e político, como os praticados pelo Estado Islâmico e a Coréia do Norte. Já na França, a expectativa é que o país retome o diálogo com o Oriente, reduzindo a insegurança sentida pela população.

No cenário econômico, não podemos esquecer do Brexit (saída da Inglaterra da União Europeia) e da saída dos Estados Unidos do acordo comercial do Pacífico. Ambos indicam mais uma vez para estratégias de unilateralismo, que podem criar mais tensões no mercado mundial.

Geografia Física

A Geografia Física reúne conteúdos relacionados à cartografia, geologia, solos, relevo, hidrologia, vegetação e climatologia. A Vegetação é um dos temas mais encontrados nas provas do ENEM, pois está diretamente relacionado com as características climáticas, questões ambientais e a agricultura. O professor Rodrigo, destaca os pontos-chave para se dar bem nesse assunto:

  • Biomas mais afetados pelo desmatamento: cerrado e Amazônia;
  • Expansão das fronteiras agrícolas;

Outro tema relacionado à geografia física e aos temas econômicos é a Energia, assunto comum nas provas de ciência humanas e ciências da natureza. Novas e diferentes fontes de energia que vêm sendo muito discutidas podem ser pontos fortes na prova do Enem:

  • Novas fontes de energia menos poluentes;
  • Desenvolvimento de tecnologias renováveis e limpas;

População

Outro tema cobrado nas últimas provas de Geografia do Enem, População também deve ter atenção especial durante os estudos. Por isso, o professor Rodrigo Cruz orienta quais os  pontos que merecem mais dedicação:

  • Maior número de pessoas em busca de trabalho X geração de emprego com carteira assinada;
  • Reforma da previdência e a terceirização trabalhista;
  • Aumento da População Economicamente Ativa (PEA);
  • Transformação da estrutura etária brasileira;

Todos esses pontos têm uma relação bastante direta, pois o aumento de jovens na população do Brasil influencia diretamente o número de pessoas trabalhando e justifica o aumento da PEA.