5 histórias que toda criança precisa ler

Compartilhe!

A Literatura é uma das melhores maneiras de distrair e ensinar valores morais para as crianças.

Além disso, os contos infantis são importantes aliados do aprendizado e despertam a oportunidade de reflexão, fazendo com que a criança comece a relacionar o tema da história com algumas situações cotidianas.

Confira quais são as 5 histórias que toda criança precisa conhecer:

 

1 – O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe é uma obra para todas as idades e a mensagem é: nunca mate a criança grande que habita em você!

 O livro conta a história de um pequeno príncipe que vivia em um asteróide longíquo. Ele faz uma viagem pelo universo e chega a um deserto aqui na Terra, onde conhece um aviador cujo avião está encalhado na areia.

O piloto ouve as histórias do pequeno viajante e acaba relembrando grandes lições da vida, que foram apagadas pelos anos.

 

2 – Matilda

Matilda é uma menina inteligente que vive em uma casa onde pessoas sábias são detestadas. O maior sonho dos pais de Matilda é que ela se torne uma pessoa medíocre. A obra aborda questões ligadas à força da imaginação e a capacidade de superação das crianças.

Além disso, o livro não subestima a inteligência dos pequenos e mostra algumas particularidades da infância, como o sentimento de rejeição e o que deve ser feito para superá-lo.

3 – A Cigarra e a Formiga

Durante o verão, a cigarra cantava e a formiga trabalhava estocando alimentos para o inverno.

No inverno, a Cigarra se vê obrigada a pedir abrigo para a formiga.

A fábula é um excelente recurso para fazer com que as crianças reflitam sobre o senso de responsabilidade.

 

4 – O Menino e os Pregos

O Menino e os Pregos é uma fábula que aborda o autocontrole, a paciência e a importância de canalizar energias positivas para as coisas boas.

Existia um menino que brigava e magoava as pessoas ao redor. Um dia, o pai lhe deu um saco com pregos e pediu que cravasse o objeto na cerca todas as vezes que perdesse a calma.

 No fim das contas, ele havia cravado uma quantidade de pregos suficiente para cercar uma fazenda inteira. Ao retirá-los, o garoto percebeu que os buracos permaneciam na cerca.

Assim, o maior objetivo da história é mostrar que as feridas continuam independentemente do perdão.

5  – O Vestido Azul

A fábula narra a história de uma menina que ia para a aula sempre suja e mal arrumada, até que um professor decidiu presenteá-la com um vestido azul.

Ao chegar em casa, a limpeza e arrumação da menina inspiraram a mãe, o pai e os vizinhos.

Assim, o conto aborda as transformações provocadas pela adoção de medidas simples.