APOGEU e UFJF são parceiros no projeto Grana Verde

Compartilhe!

A Rede de Ensino APOGEU é parceira do Núcleo de Empreendedorismo da Faculdade de Engenharia da UFJF (NEMPE) na implementação do Grana Verde, projeto voltado à Educação Ambiental e ao comprometimento com a preservação do planeta.

A parceria nasceu em 2016 e os alunos da instituição são orientados a juntar latinhas de alumínio vazias e trocá-las por uma Grana Verde.

A cada 5 latinhas trocadas, o estudante tem direito a abrir uma conta Grana Verde – UFJF/Google com armazenamento ilimitado de vídeos, fotos e arquivos. Além disso, todas as latinhas arrecadadas são vendidas para uma empresa de reciclagem e o dinheiro é utilizado exclusivamente no Grande Prêmio Grana Verde APOGEU, que será sorteado entre todas as granas verdes cadastradas.

Segundo o professor da UFJF e coordenador do NEMPE, Paulo Villela, a parceria com o APOGEU tem como principal objetivo engajar estudantes, docentes, funcionários, coordenadores e diretores quanto ao caráter educativo da iniciativa.

“O projeto tem dado muito certo no APOGEU e a prioridade da nossa abordagem tem sido o ambiente escolar, muito embora, acreditamos que a Educação começa dentro das nossas casas e perpassa todas as atividades sociais”, destaca Paulo.

Grana Verde

O Grana Verde é uma iniciativa do Núcleo de Empreendedorismo da Faculdade de Engenharia da UFJF (NEMPE), que tem como objetivo incentivar as propostas empreendedoras e engajar os esforços de todas as empresas juniores no desenvolvimento de um projeto de alto impacto social e grande visibilidade.

O projeto é voltado a incentivar a reciclagem, através da promoção de uma competição construtiva e da formação de uma rede social ambiental.

Além disso, o uso da moeda virtual – Grana Verde – possibilita a formação de uma poupança ambiental que mede o comprometimento de cada participante com a preservação do planeta.  Ou seja, quanto mais Granas Verdes se tem, maior é a contribuição para a melhoria do Meio-Ambiente.

Em 2016, o Grana Verde conseguiu coletar aproximadamente 33 Kg de latinhas de alumínio. De acordo com Paulo, a expectativa é que neste ano o número de material arrecadado seja maior.

Atualmente, o APOGEU está participando do projeto com os alunos das unidades Santo Antônio e Benfica.

“Almejamos ver o Grana Verde implantado em várias escolas por todo o Brasil. Quando este momento chegar, o  APOGEU terá a satisfação e o orgulho de poder dizer que foi a primeira instituição a acreditar na proposta. Nós, da coordenação do projeto, temos muito a agradecer por este apoio inicial”, concretizou o professor, Paulo Villela.

Clique aqui e saiba mais sobre a iniciativa!