APOGEU recebe visita da Esquadrilha da Fumaça

Compartilhe!

A Unidade Sport recebeu essa semana a presença ilustre de dois oficias do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

O grupo de pilotos que é popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, trouxe para a Quadra do Sport uma exibição de primeiro porte para os nossos alunos.

Representando a Academia da Força Aérea, AFA, os oficiais Tenente Lemos e Tenente Eduardo, ministraram uma palestra sobre a carreira na Aeronáutica e suas formas de ingresso.

A importância do evento é ressaltada pelo coordenador pedagógico Jardel de Souza “Trazer os oficiais é uma forma de incentivar nossos alunos a seguirem seu sonho, fazendo com que eles se esforcem mais nos estudos e busquem seus objetivos ”, diz Jardel. “ A proximidade com a realidade da carreira também é uma coisa importante a ser passada para os estudantes”, completa.

O que é a Esquadrilha da Fumaça?

Criada pela inciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola da Aeronáutica, o objetivo era incentivar os cadetes que iniciavam seus estudos, a se tornarem mais confiantes em seus trabalhos e missões.

Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram, mas a essência da Esquadrilha mantém preservado o espirito de arrojo e determinação do grupo. Atualmente, o EDA está sediado na Academia da Força Aérea, na cidade de Pirassununga, Estado de São Paulo.

O objetivo deste tipo de modalidade, segundo o Esquadrão é intermediar e aproximar as esferas Militar, Civil e Aeronáutica, por meio de espetáculos e apresentações, o que gera a necessidade de interagir os três órgãos em determinados eventos.

Existem ainda outros grupos de acrobacias aéreas pelo mundo todo, como o Halcones no Chile, o Cruz del Sur da Argentina, Frecce Tricolori na Itália, Patrouille de France na França, Thunderbirds nos Estados Unidos, Asas de Portugal em Portugal, Blue Impulse no Japão, Russiam Knights na Rússia eWings of Storm na Croácia.

A Esquadrilha da Fumaça hoje, viaja pelo país e pelo mundo levando o nome da Força Aérea Brasileira.

 

Confira as fotos da visita aqui