Arraiá virtual mantém viva tradição das festas juninas

Compartilhe!

Quadrilhas, comidas típicas de milho, roupas caipiras, bandeirinhas… Quem não gosta das festas de São João, Santo Antônio e São Pedro? Esse é um dos eventos mais esperados do ano nas escolas.

E para não deixar de celebrá-lo, mesmo com a pandemia do coronavírus, muitas instituições decidiram organizar uma festa junina on-line.

Na Rede de Ensino APOGEU, a iniciativa de fazer um “arraiá” virtual conquistou alunos e famílias. Um não, diversos encontros on-line reuniram as crianças da Educação Infantil, os pais, professores e colaboradores da escola. A ideia surgiu como forma de relembrar esse momento de socialização com as famílias e deixar o espírito junino tomar conta das casas. E o resultado não foi outro, senão o sucesso absoluto da iniciativa. Uma das mães participantes, Amanda Firjam, parabeniza o colégio pela ideia. “Além de trazer diversão para nossa tarde e um pouco da tradição junina, foi ótima para matarmos um pouco a saudade dos amigos, das professoras e da equipe! Obrigada pelo empenho e carinho com a nossa família”, salienta.

De forma planejada, as professoras prepararam músicas, brincadeiras e atividades feitas durante o encontro virtual. Vestidos à caráter, os pequenos se divertiram com a temática junina e ainda aprenderam sobre a cultura das festas. Alguns pais ainda fizeram comidas típicas para o lanchinho degustado ao longo das transmissões, realizadas via Google Meet.

Para além do cronograma de aprendizado pensado especialmente para trabalhar saberes relacionados à celebração, os “arraiás” on-line ainda representam oportunidades de criar vínculos entre a escola e a comunidade em tempos de pande