ENEM: 5 temas de História mais cobrados!

Compartilhe!

No ENEM, a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias exige que o aluno tenha um conhecimento integrado dos conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Por isso, a primeira grande dica é: estude bastante os conteúdos das quatro disciplinas para acertar a questão proposta!

A professora de História da Rede de Ensino APOGEU, Priscila Campos destaca que um importante eixo condutor da prova é a abordagem cultural. “O candidato deve ficar atento para as questões que exigem análise das diversidades culturais no decorrer do tempo e em diferentes espaços”, ressalta.

Priscila listou os 5 temas de História mais presentes no ENEM. Confira:

  1. Governos Democráticos

Neste caso, o candidato deve buscar um conhecimento bem integrado de todos os temas correlacionados. Desde a origem da experiência democrática no Ocidente (Grécia Antiga) passando pelas experiências na modernidade. É importante dar ênfase ao funcionamento da democracia no Brasil!

  1. Escravidão

As experiências escravistas e suas heranças são muito importantes. O aluno deve saber fazer uma comparação entre a escravidão na Antiguidade e na Modernidade, o modelo escravista brasileiro e a manutenção do racismo nos mais diferentes níveis.

  1. Período entre guerras (1919/1939)

 É importante relacionar os marcantes eventos do século XX com a atual conjuntura mundial. Por isso, crise de 1929 e expansão dos regimes de extrema direta na década de 1930 merecem destaque.

  1. Era Vargas (1930/1945) e Segundo Governo Vargas (1950/1954)

As medidas econômicas, políticas e culturais adotadas nesse período trazem questões que exigem do candidato uma leitura integrada entre passado e presente. Nesse sentido é importante destacar as medidas intervencionistas/nacionalistas e a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

  1. Período de Redemocratização no Brasil

Os avanços e retrocessos do modelo democrático pós ditadura militar recebem destaque nas questões, principalmente por meio da constituição de 1988 (constituição cidadã).