Foi dada a largada para o ENEM 2020

Compartilhe!

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem se inscrever na página do Enem! As inscrições começaram nesta segunda-feira, 11, e vão até o dia 22 de maio.

A novidade é que, a partir deste ano, o exame terá duas modalidades: as provas impressas, com aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, nos dias 22 e 29 de novembro. O participante que optar pelo Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o candidato deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.

Clique e saiba como se inscrever!

 

Enem em tempos de pandemia

Em meio à crise de saúde pública instaurada pelo avanço da covid-19, o Inep dobrou o número de candidatos que poderão participar da versão digital da prova – agora, serão 100 mil participantes.

Mesmo com a inserção da modalidade digital, a preocupação dos candidatos ainda é a adaptação ao aprendizado on-line, imposto após a paralisação das aulas presenciais, em março.

Para ajudar os estudantes na preparação para o exame, organizamos dicas preciosas para otimizar a rotina de estudos em casa. Ao final de cada uma delas, ainda é possível acessar conteúdos exclusivos da Rede de Ensino APOGEU.

 

01. Resolva provas anteriores

Procure resolver exercícios das provas anteriores do Enem e resoluções comentadas por especialistas, mais especificamente dos últimos quatro anos. Eles certamente possuem um formato bem adequado para o que esperamos para este ano, apesar das mudanças ocorridas.

Acesse abaixo a resolução comentada pelos professores do APOGEU.

Enem 2019 –  Primeiro dia

Enem 2019 – Segundo dia

 

02. Atenção aos temas matemáticos

Procure estudar para o Enem os temas que, segundo as estatísticas, têm uma maior incidência.

Clique AQUI e acesse a aula sobre Matemática Financeira.

 

03. Dê atenção para as leituras em atualidades

Como as questões do Enem trabalham assuntos de atualidades (conflitos mundiais, problemas políticos e sociais), o entendimento desses temas é fundamental.

Confira AQUI a aula sobre: “Pandemias ao longo da história”.

 

04. Conheça os critérios de avaliação da Redação

Os critérios de avaliação determinam o que será cobrado de você na Redação do Enem, de acordo com a Cartilha do Inep. Os corretores vão pegar a sua redação e avaliar como você se saiu em 5 quesitos, denominados “competências”. Veja quais são elas:

– COMPETÊNCIA 1: “Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa”;

– COMPETÊNCIA 2: “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”;

– COMPETÊNCIA 3: “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”;

– COMPETÊNCIA 4: “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”;

– COMPETÊNCIA 5: “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.

 

Assista AQUI a uma aula de apresentação de um possível tema para a redação 2020:

Acesse mais conteúdos relevantes nos nossos canais: