O que o ENEM espera dos alunos?

Compartilhe!

Estudar muito! Essa tem sido a missão dos alunos que se preparam para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Mas, você já parou para pensar o que a banca examinadora do ENEM espera dos alunos?

Primeiramente, é necessário entender que o conteúdo cobrado nas provas é exatamente o mesmo que você aprendeu na escola.

Porém, o ENEM utiliza esses conteúdos para estimular a compreensão do estudante e observar sua capacidade de raciocínio e senso crítico.

De acordo com Matriz de Referência do Exame, produzida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), as 5 competências principais que os alunos devem desenvolver para as provas são: Domínio de Linguagens, Compreensão e Interpretação de Fenômenos, Solução de Problemas, Argumentação e Elaboração de Propostas.

1 – Domínio de Linguagens

No ENEM, Linguagens não está apenas relacionada à escrita, mas também, à compreensão de diagramas, charges, ilustrações, gráficos e quadros. E além do domínio da norma culta da Língua Portuguesa, é necessário saber fazer uso de linguagens artísticas, matemáticas e científicas.

Nunca se esqueça: muita leitura e compreensão são as principais habilidades dos estudantes que conseguem alcançar bons resultados no ENEM!

2 – Compreensão de Fenômenos

Essa competência analisa a capacidade de construção e aplicação de conceitos das mais diversas áreas para a compreensão de fenômenos naturais, histórico-geográficos, das manifestações artísticas e da produção tecnológica.

3 – Saber solucionar problemas

Para enfrentar situações-problema é necessário selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e, finalmente, tomar decisões.

4 – Argumentação

Construir argumentos concisos é fundamental para alcançar bons resultados na prova, principalmente na redação. O ENEM espera que os estudantes consigam defender seus argumentos com muita habilidade e consistência.

5 – Elaboração de Propostas

Respeitar os valores humanos e conhecer a diversidade sociocultural é a base para a elaboração de propostas.

Lembre-se: essa é a competência que mais valoriza os conhecimentos adquiridos na escola!

De acordo com o diretor da unidade do Pré-Vestibular do APOGEU e professor de Biologia, Ricardo Nunes, o aluno precisa estar atento a cada uma das habilidades que existem nas matrizes de referencia do ENEM, de tal forma que tão importante quanto os conteúdos, é o candidato saber explorar a aplicação deles no cotidiano. Identificar problemas e propor as melhores soluções (soluções sustentáveis), por exemplo, é a base de muitas questões de ciências da natureza.

“Uma das formas que irá ajudar os candidatos a desenvolverem-se nessas exigências é a sua preparação completa, que vai desde a escolha de um bom curso preparatório, até a busca de materiais complementares de atualidades. Além disso, é necessário refazer as provas anteriores do ENEM e simulados (no Apogeu, são pelo menos 10 simulados ao longo do ano). No estudo diário, os alunos devem fazer exercícios contextualizados, como aqueles que estão em nossas apostilas. Cabe ressaltar que muitas das dicas necessárias não estão nesses materiais e são trabalhadas pelos professores especialistas no ENEM, em sala de aula. Assim, é fundamental a construção de um bom caderno com todas as anotações pertinentes”, destacou o professor.

Segundo Ricardo, muitos estudantes acreditam que o segredo para a aprovação em cursos de alta concorrência é estudar muito Esse é um grande engano! O candidato com o melhor desempenho é aquele que conseguiu estudar com estratégia (montagem de um horário de estudo, sistemas eficazes de revisão das matérias já estudadas, priorizar os conteúdos mais frequentes nas ultimas provas do ENEM, buscar apoio psicológico quando necessário, etc.).

Nunca se esqueça: Uma preparação eficaz exige muito mais do que boa vontade e disciplina. É necessário um acompanhamento profissional!