PISM II: Confira as dicas para a prova de Biologia

Compartilhe!

Os alunos que vão fazer as provas do segundo módulo do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) precisam estar com todos os conteúdos do Edital em dia.

A prova de Biologia do PISM II, por exemplo, abrange um conteúdo extenso, o que causa certo receio nos alunos.

Por isso, a professora de Biologia da Rede de Ensino APOGEU, Bárbara Muniz, explica quais são as matérias que merecem atenção e deixa algumas dicas para os candidatos. Confira:

“De forma geral, o conteúdo do 2º ano do Ensino Médio traz uma análise evolutiva dos seres vivos. As pressões evolutivas podem gerar características que tendem a conferir vantagens adaptativas aos ambientes nos quais estes seres estão inseridos.

É essencial que o aluno tenha conhecimento sobre as características que surgem de um grupo para outro e quais são as vantagens que esta nova característica confere.

Outra dica importante é que o candidato faça uma grande tabela comparativa na qual ele consiga listar todos os grupos de seres vivos com as características que possuem (sistema circulatório, sistema respiratório, destino do blastóporo, gametófito dominante ou temporário, se possui semente ou não, etc.).  Desse modo, o estudante conseguirá comparar os grupos  de forma mais rápida e, a organização em tabelas, auxiliará a memória fotográfica, grande aliada na hora das provas.

Nas últimas edições do PISM, vírus, bactérias e fungos não têm sido muito abordados. Porém, é interessante ter em mente a importância ecológica e econômica dos fungos, assim como as características exclusivas do reino e as principais viroses e bacterioses.

Para fazer uma ótima prova, o aluno deve ter regularidade nos estudos e sempre revisar a matéria, visto que o PISM é uma prova acumulativa. Se houver organização e dedicação, o sucesso será garantido!”.

 

Bárbara Muniz

Professora de Biologia