Por que você não consegue gostar de Matemática?

Compartilhe!

Números, equações, fórmulas, gráficos. Qual é o aluno que nunca se desesperou diante do “complicado” universo da Matemática?

A disciplina é admirada por uns e temida por outros! Mas, acredite: para superar o medo e quebrar os preconceitos é preciso entender quais são os motivos que levam você a não gostar da matéria.

O professor da Rede de Ensino APOGEU, Wallace Corrêa, esclarece que, primeiramente, o estudante tem que entender que ele precisa da Matemática.

E você já parou para pensar qual é o verdadeiro objetivo da matéria? Wallace explica que, além de estar presente no cotidiano das pessoas, a Matemática tem a função de trabalhar o raciocínio lógico e dedutivo.

O professor enumerou os três principais motivos que fazem com que os estudantes desenvolvam repulsa pela disciplina:

1) Matemática não é “decoreba”

De acordo com Wallace, os alunos apenas decoram as regras e não conseguem entender os porquês da matéria. Isso causa um desgaste mental e acaba dificultando o processo de aprendizagem. A única regra é: questione sempre que tiver dúvida!

2) Matemática é acumulativa

Quer aprender equação de segundo grau, mas não sabe tabuada? Quer montar um gráfico, mas não entende nada de fração? Nunca se esqueça: Matemática é ACUMULATIVA! Todos os conteúdos estão interligados e se você deixar de lado algum detalhe importante, irá passar por “apertos” e dificuldades.

3) Matemática não é “problema”

A palavra “problema” está intimamente ligada à Matemática e acaba sendo o principal motivo de medo por parte dos alunos. Ao se deparar com um enunciado “Resolva o Problema”, tente substituí-lo por “Resolva o Desafio”.  Matemática não é problema. Matemática é DESAFIO!

Após você entender tudo isso, passe a enxergar a Matemática como algo interessante, desafiador e que faça sentido!