Apogeu News

O APOGEU em destaque
Projeto APOGEU Esportivo forma atletas de alto nível e alunos de excelência no estado de Minas Gerais

Projeto APOGEU Esportivo forma atletas de alto nível e alunos de excelência no estado de Minas Gerais

Data de Publicação: 13/01/2020 16:05:00

Alunos como Luiz Henrique e Bárbara Bello, por exemplo, tiveram a vida transformada a partir do projeto e atualmente fazem sucesso dentro do cenário nacional

Cada vez mais, os Projetos Sociais Esportivos têm desempenhado um importante papel na sociedade, sendo, inclusive, oportunidade de mudança de vida, ascensão social e destaque no cenário nacional. Muito mais do que uma simples atividade de lazer, são importantes instrumentos pedagógicos. Ou seja, são capazes de contribuir na formação social e intelectual, pois possibilitam experiências de trabalho em grupo, além de habilidades individuais.

Desde 2012, a Rede de Ensino APOGEU transforma em média 50 vidas por ano através desse projeto. O objetivo é dar acesso, incentivar e apoiar atletas da Rede em diversas competições, além de contribuir para a descoberta de novos talentos no esporte. Por consequência, a instituição vem construindo atletas de alto nível e alunos de excelência, como, por exemplo, Luiz Henrique Fonseca, de 18 anos.

“Hoje eu curso Engenharia na UFV e certamente isso não seria possível sem o projeto. Em 2014, eu fui campeão de Tênis de Mesa no intercolegial e, logo em seguida, fui cinco anos seguidos para o JEMG. Isso impulsionou e motivou muito os meus estudos. Eu comecei a sonhar mais alto, já que o APOGEU me colocou para frente tanto nos estudos quanto no esporte. A minha evolução também foi absurda. No primeiro ano que participei, não ganhei nenhuma partida ou set. Em 2018, já fiquei entre os oito melhores de Minas Gerais, o que foi um feito muito grande para Juiz de Fora. Tudo isso graças ao projeto. Eu precisava estudar para conseguir boas notas e não perder a bolsa, uma vez que meus pais não tinham condição de pagar o colégio, e ao mesmo tempo me dedicava ao esporte. Não tem um ponto negativo. Ao contrário, foi um diferencial para a minha vida”, disse.


Luiz Henrique afirma que graças ao projeto começou a sonhar mais alto. Atualmente, cursa Engenharia, mas não deixa de disputar campeonatos na UFV e em Juiz de Fora - Foto: Reprodução/JEMG

Além do Luiz Henrique, o Projeto Esportivo também transformou a vida da Bárbara Bello, de 18 anos, que optou por seguir a carreira no Handebol. Atualmente, ela joga pela Associação Atlética Universitária de Concórdia, tricampeã da principal Liga do Brasil. Porém, a história de sucesso não para por aí. Ela fez parte da primeira equipe campeã do Campeonato Centro Sul-Americano, que reuniu clubes do Brasil, Argentina e Chile. Com o título, garantiram vaga e ficaram em terceiro lugar no Mundial de Clubes Feminino, que aconteceu na China.

“Eu entrei no Colégio APOGEU através do Projeto Esportivo. A partir dele, eu tive muitas oportunidades, tanto dentro de quadra quanto fora. Por exemplo, eu consegui uma bolsa de estudos e a qualidade da Rede é indescritível. Foi muito bom ter a certeza de que, se não desse certo no esporte, eu conseguiria cursar um ensino superior pela base que eu tive. Além disso, eu sempre contei com muito apoio da coordenação, já que precisei faltar algumas provas por causa de campeonatos e eles sempre foram bem flexíveis. É um projeto vencedor dentro de Minas Gerais e, com certeza, o melhor projeto de Handebol feminino do estado.”


Do Projeto Esportivo para o mundo: Bárbara Bello não se esquece das primeiras oportunidades e leva o APOGEU no coração pelos inúmeros campeonatos que disputa - Foto: Marcos Antônio Terras / Associação Atlética Universitária

Para participar, o estudante precisa ter potencial em alguma modalidade e notas boas na escola. No caso de esportes individuais, todas as modalidades estão inclusas. Porém, em esportes coletivos, apenas atletas do vôlei feminino e handebol feminino fazem parte do projeto. Em caso de interesse, procure a unidade da Rede mais próxima ou entre em contato pelo telefone (32) 98824-9719.

Tags: Rede de Ensino APOGEU, APOGEU, Projetos Sociais Esportivos,

APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR