Quais são as vantagens do ingresso na carreira militar?

Compartilhe!

O ingresso nas Forças Armadas – Aeronáutica, Exército e Marinha –  é o sonho de muitos jovens! Por isso, os processos seletivos são mais concorridos e exigem uma preparação especializada.

A carreira militar é uma excelente opção para quem busca estabilidade, boa remuneração, benefícios como plano de saúde, aposentadoria com rendimentos integrais, possibilidade de moradia funcional enquanto estiver no serviço ativo e plano de carreira.

O plano de carreira é a garantia da ascensão profissional. Sendo assim, ao ingressar nas escolas de formação, o aluno é um integrante das Forças Armadas com todos os direitos e deveres inerentes ao cargo. Sua trajetória irá da formação até o último posto de oficial.

Como ingressar? 

Cada uma das escolas militares exige pré-requisitos específicos para a admissão, como idade mínima. A boa notícia é que atualmente todas aceitam o ingresso de mulheres.

O estudante tem a possibilidade de ingressar nessas instituições ainda no Ensino Médio e conviver com o cotidiano militar! Ou seja, além de cursar um excelente ensino médio, o aluno aprenderá princípios e valores militares, receberá fardamento, instrução, assistência médica e irá aprimorar seu condicionamento físico. O sistema é de internato durante a semana e finais de semana livres.

Os processos seletivos para as escolas militares de ensino médio nível são anuais. Além do exame intelectual com questões objetivas e redação, são exigidos exame de saúde e testes de aptidão física.

Apos a conclusão com aproveitamento do Ensino Médio, o jovem terá ingresso garantido nas Academias de Formação de Oficiais.

Há também a oportunidade de ingresso em academias que oferecem a formação militar como graduação.  O processo seletivo acontece anualmente com questões objetivas, redação, exames médicos e avaliação física. Os alunos aprovados também ficam em regime de internato, com direito à remuneração mensal e com todas os direitos e deveres militares garantidos.

Além da linha de ensino superior das academias militares, os jovens têm ainda a possibilidade de ingressar em instituições federais ligadas às Forças Armadas, como o Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). O tradicional vestibular é a forma de ingresso no IME e no ITA.

A carreira militar oferece ainda a formação de sargentos. O aluno que optar por esta carreira terá um período de formação em média de 24 meses e após a sua formatura, será declarado 3º sargento.