Quer mandar bem no Enem? Saiba como se preparar!

Compartilhe!

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das formas de ingresso em várias universidades pelo país, incluindo a UFJF.

Composto de quatro provas de múltipla escolha, 45 questões cada, e uma redação, o Enem é realizado em dois dias e pode durar até nove horas e trinta minutos.

Como mandar bem em uma prova tão extensa e que é o terror de quem almeja ingresso no ensino superior? O nosso coordenador do pré-vestibular Judson Lima, dá dicas para você manter o foco e alcançar o seu sonho.

Prova linear

Para os que vão fazer a prova, a linearidade na prova é a melhor solução. O método utilizado para a correção da prova é a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). Um sistema que analisa as questões e as classifica como fáceis médias ou difíceis, dando peso específico para cada e identificando o “chute”.  “Essa realidade vai testar a competência do aluno e a coerência com o seu conhecimento. As questões mais fáceis devem ser feitas primeiro, para garantir a linearidade”, conta Judson.

 

Treino

Um dos pontos cruciais no Enem é o preparo e como lidar com o cansaço. Para Judson, o simulado é um dos pilares para esse feito. “A melhor forma de se preparar é exercitando e organizando o tempo para criar a melhor estratégia para a prova,e isso se percebe através do simulado”, ressalta Judson.

A disposição dos horários de estudos também é uma das melhores formas de se preparar.“Comece sempre com o mais difícil e depois estude aquilo que você mais gosta, é uma forma de se presentear”, completa Judson.

 

Prova com mais conteúdo

“Nos últimos anos, o Enem vem se tornando uma prova cada vez com mais conteúdo e menos interpretação de texto”, afirma Judson. Ou seja, é cada vez mais necessário o entendimento e o foco no conteúdo cobrado. Isso consequentemente eleva o ponto de corte e a cobrança sobre o aluno.

Para ter uma melhor preparação para a prova, faça o nosso Intensivo para o Enem. Saiba tudo aqui!

Quer mais dicas? Confira o material apresentado porJudson na 1ª Bienal do Livro de Juiz de Fora, que contém os temas maisrecorrentes nas últimas provas