Saiba mais sobre a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)

Compartilhe!

 Todos os anos, milhares de estudantes tentam conquistar a sonhada vaga na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)!

A EsPCEx está situada em Campinas/SP e durante um ano tem como missão  preparar o futuro cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Já na AMAN – localizada em Rezende/RJ – o curso tem duração de quatro anos. Ao final, o estudante é promovido ao posto de aspirante a oficial.

Para ser aprovado no 1º Ano do Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico, o aluno precisa obter nota igual ou superior a 5,0 em cada uma das disciplinas curriculares oferecidas: Língua Portuguesa I, Língua Inglesa I, Língua Espanhola I, História do Brasil, Física, Química I, Cálculo, Cibernética I, Introdução à Técnicas  Militares, Técnicas Militares I e II e Treinamento Físico Militar). Além disso, é necessário estar apto na Disciplina Militar.

Atualmente, a EsPCEx aceita o ingresso de mulheres no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico.

Na AMAN, o cadete do sexo masculino opta por um dos seguintes cursos: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico. Já a cadete do sexo feminino, pode escolher os cursos de Intendência ou Material Bélico.

Vale ressaltar que o regime do curso é de internato e a frequência às aulas é obrigatória, sendo considerada ato de serviço.

Processo de Admissão:

Para ingressar na EsPCEx, é necessário que o candidato tenha no mínimo 17 e no máximo 22 anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Além disso, é obrigatório ser brasileiro nato e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.

O processo seletivo é dividido em duas etapas. A 1ª fase é o Exame Intelectual, composto por questões objetivas de Português, Matemática, Geografia, História, Redação, Física, Química e Inglês.

Já a 2ª fase do concurso é a Inspeção de Saúde, em que os candidatos precisam apresentar os laudos e resultados de uma série de exames.

Além disso, é nesta etapa que outros critérios são avaliados, como altura, peso desproporcional, estrabismo com desvio superior a 10 graus, campos pleuro-pulmonares anormais,entre outros.

Neste ano, as provas do Exame Intelectual serão realizadas entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro.

Turma EsPCEx APOGEU

A Rede de Ensino APOGEU oferece turma preparatória para as provas da EsPCEx, com equipe de professores especializada em concursos militares, material didático exclusivo e simulados específicos.

Além disso, o APOGEU é a instituição de ensino de Minas Gerais que mais aprova em concursos militares!

Clique aqui e confira as resoluções comentadas de provas anteriores da EsPCEx!