Saiba mais sobre o Instituto Militar de Engenharia

Compartilhe!

O Instituto Militar de Engenharia (IME) é uma das faculdades mais renomadas do país e todo ano recebe milhares de inscrições para o disputado processo seletivo.

O IME faz parte do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), que é responsável pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica no Exército Brasileiro. Por isso, a instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão tanto para militares quanto para civis.

Para quem não sabe, a história do IME começou a ser escrita em meados de 1.792 a partir da instalação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho no Rio de Janeiro, onde atualmente funciona o Museu Histórico Nacional. Outra curiosidade: O instituto foi a primeira escola de Engenharia das Américas e a terceira do mundo.

Mas, o que chama a atenção dos alunos é a excelência e o reconhecimento nacional e internacional conquistados pelo IME ao longo de todos esses anos

Atualmente, a instituição oferece graduação em Engenharia de Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Engenharia Elétrica, Engenharia de Comunicações, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia da Computação e Engenharia Cartográfica. Os cursos têm duração de 5 anos e a formação militar tem duração de 5 anos para os optantes pela carreira da Ativa e de 1 ano para os optantes pela carreira da Reserva.

Ao optar pela carreira da Ativa, o aluno irá cursar os 5 anos de graduação em paralelo com os 5 anos da formação militar. Ao término do curso, o estudante é promovido ao posto de 1º Tenente do Exército Brasileiro.

Já o aluno que escolhe a carreira da Reserva, cursa apenas um ano das atividades militares e ao final é declarado Aspirante à Oficial da Reserva R/2

Processo de Admissão

Primeiramente, vale ressaltar que o processo de admissão do IME é aberto também para mulheres! Em segundo lugar, é importante que os alunos entendam que o vestibular do IME é reconhecidamente um dos mais difíceis do país.

O processo seletivo é dividido em duas etapas. A 1ª fase é composta por provas objetivas de matemática, física e química. Já na 2ª fase, o aluno faz provas discursivas de matemática, física e química e uma prova objetiva com questões de português e inglês.

Segundo o professor de matemática da Rede de Ensino APOGEU, Conrado Couto, as provas abordam o conteúdo do Ensino Médio, mas com um nível de aprofundamento muito maior do que aquele exigido na maioria dos vestibulares, inclusive o ENEM.

As inscrições para o vestibular 2017/2018 estão abertas até o dia 04 de agosto. Clique aqui e inscreva-se!

Turma IME/ITA APOGEU

A Rede de Ensino APOGEU oferece preparação específica para os alunos que sonham com o ingresso no Instituto Militar de Engenharia (IME) e no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) .

A Turma IME/ITA é focada na preparação para os vestibulares mais difíceis do país.

Por isso, os professores têm o objetivo de aprofundar o conteúdo do Ensino Médio, mostrando aos estudantes novas abordagens, técnicas e pontos de vistas que não estão inseridos na proposta pedagógica das escolas regulares.

“Dessa maneira, ajudamos nossos alunos não só a “decorar conteúdo”, mas entendê-lo e a partir daí começar a criar soluções próprias para problemas de alta complexidade, despertando assim, o interesse para áreas que antes poderiam ser consideradas entediantes”, concluiu o professor Conrado.