Três dicas valiosas para reduzir a ansiedade e o stress na hora do PISM

Compartilhe!

Estamos às vésperas de uma das provas mais esperadas do ano: o PISM! Se você é um dos candidatos a uma vaga na UFJF e vai participar do vestibular seriado, não deixe de conferir essas três dicas valiosas que a especialista Rafaela Salgado preparou para a Rede de Ensino APOGEU.

[RESPIRAÇÃO]

Antes de realizar a prova, foque na respiração de quatro tempos. Funciona assim: inspire em quatro segundos, prenda o ar em quatro segundos e solte-o em quatro segundos. Faça isso de cinco a dez vezes. Essa respiração, por mais simples que pareça, é capaz de elevar sua concentração e reduzir seu nível de ansiedade e stress.

[VISÃO EXTRAORDINÁRIA]

Quando ficamos ansiosos, temos uma visão negativa do que pode vir a acontecer. Por isso, é importante fazer um mapa mental positivo para mitigar os pensamentos ruins e os possíveis brancos na hora da prova. Redija em um papel uma visão extraordinária de tudo o que você quer vivenciar no momento da prova, com muito equilíbrio e detalhes. Isso será eficaz para a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, e vai otimizar significativamente seus resultados.

[RECONHECIMENTO]

Não se cobre pelo que não deu tempo de estudar e não se compare com os outros. Olhe para sua história comece a reconhecer tudo aquilo que você abriu mão para focar nos estudos, inclusive as noites de sonos perdidas e as ausências em eventos de lazer. Faça um checklist de no mínimo 10 atividades desenvolvidas ao longo da jornada de estudos até a data da prova. Ao lê-lo, tenha o sentimento de gratidão e reconheça tudo o que você fez para chegar até aqui.

Boa prova!