NOVO ENEM

SAIBA O QUE MUDA COM O NOVO ENEM!

Compartilhe!

CONFIRA AS MUDANÇAS NO NOVO ENEM!

O Exame Nacional do Ensino Médio é o principal método de acesso à educação superior no país. Atualmente, a prova é composta pela redação e por 180 questões objetivas divididas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

No último dia 14, porém, foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) um documento que traz sugestões de mudanças no modelo de prova que conhecemos até então. Tais alterações estão sendo revisadas e melhoradas e a previsão é que a partir 2024 já tenhamos um novo modelo estabelecido.

O QUE MUDA COM O NOVO ENEM?

A grande mudança é que na nova versão da prova, teremos, além das questões objetivas (múltipla escolha), questões discursivas relacionadas à área de escolha do aluno. Ou seja, nesse novo modelo do ENEM, os alunos vão responder questões que estejam de acordo com a área do conhecimento correspondente ao curso que ele deseja ingressar ou, pelo menos, próxima a ele.

POR QUE TEREMOS ESSA MUDANÇA NA PROVA DO ENEM?

Essa reforma no modelo de prova do ENEM, deve-se, sobretudo, à implementação do Novo Ensino Médio que traz o chamado Itinerário Formativo. Com o Novo Ensino Médio, o currículo escolar torna-se mais flexível e o aluno ganha mais autonomia e liberdade para se preparar para as provas de vestibular.

Isso porque ao entrar no Ensino Médio, o aluno escolhe a Área de Conhecimento que quiser para cumprir com a carga horária do Itinerário Formativo (que é de 40%). Ele receberá aulas de aprofundamento na área escolhida e, quando chegar o momento de fazer a prova do ENEM, ele optará pela mesma área de conhecimento para fazer a prova discursiva.

As Áreas de Conhecimento do Itinerário Formativo são 4. Confira:

  • Linguagens e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Ciências humanas e sociais aplicadas

COMO VAI FUNCIONAR O NOVO ENEM?

Por exemplo, ao entrar no Ensino Médio, o aluno escolhe fazer o Itinerário Formativo em Linguagens e suas tecnologias. Quando ele for fazer a prova do ENEM, ele responderá na segunda etapa questões discursivas voltadas apenas para essa Área de Conhecimento, que no caso é Linguagens e suas tecnologias.

Caso opte pela Área “Ciências da natureza”, o aluno irá responder questões discursivas apenas sobre esse assunto. E assim por diante: as questões das provas discursivas estarão relacionadas a temas específicos de cada área do conhecimento.

E COMO FUNCIONARÁ A PRIMEIRA ETAPA DA PROVA?

Vale dizer que a primeira etapa continuará sendo a mesma para todos os candidatos e será composta por perguntas de formação geral, focando na interpretação e na interdisciplinaridade, e a redação.

QUAIS AS VANTAGENS DO NOVO MODELO DE PROVA DO ENEM?

O NOVO ENEM tem como objetivo seguir a flexibilidade e “personalização”, características oferecidas pela reforma do Ensino Médio. A chegada dos Itinerários formativos trouxe a possibilidade do aluno dedicar parte da carga horária escolar aos assuntos que mais despertam seu interesse, aumentando, assim, a chance de se dedicarem e serem aprovados no curso que sonham.

QUAIS AS DESVANTAGENS DO NOVO MODELO DE PROVA DO ENEM?

Algumas dificuldades podem surgir no caminho para a implementação desse novo modelo. Isso porque a correção de questões discursivas é mais trabalhosa e demorada, dependendo de uma digitalização 100% da prova. Esse e outros possíveis problemas estão sendo discutidos para que tudo ocorra da melhor maneira possível para os candidatos de todo o Brasil.

Estaremos ligados caso surjam novas informações sobre a implementação do NOVO ENEM. Fique ligado!

E você? Já está se preparando para a sua aprovação? Venha fazer parte da família APOGEU! Matrículas abertas!

Deixe um comentário