Saiba como participar mais da vida escolar do seu filho!

Compartilhe!

A participação dos pais e responsáveis na vida escolar das crianças é essencial, pois traz diversos benefícios para os alunos. A presença ativa dos adultos no processo de aprendizagem contribui para o rendimento dos estudantes, além de aumentar a confiança deles nos pais.

Outra razão é que o espaço de casa e da escola devem se complementar. Portanto, quando o aprendizado transborda o ambiente escolar, há mais chances de que aquela criança compreenda e assimile o conteúdo de maneira mais eficaz.

Frequentar as reuniões com os professores e equipe pedagógica é extremamente importante para estar ciente de como a criança está se desenvolvendo, porém existem outras formas de demonstrar apoio aos estudantes nessa fase de descobertas e novos estímulos.

No blog de hoje, trouxemos algumas sugestões para que você possa acompanhar de mais perto a jornada acadêmica do seu filho. Confira!

  • Faça passeios culturais:

Os museus são ótimos locais para as crianças e jovens estarem em contato com informações sobre diversos conteúdos que são passados em sala de aula. Centros de ciências, planetários e museus de arte são boas opções para fazer um passeio com seu filho! Nesses espaços, o conhecimento é passado de forma interativa e, muitas vezes, lúdica. Algumas dicas são o Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia, em Juiz de Fora, o Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro e o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

  • Converse com seu filho:

Pode parecer algo simples, mas conversar com seu filho vai te ajudar a compreender melhor seus interesses. Perguntar qual matéria ele mais gosta na escola e o porquê pode ser um caminho para que o conteúdo escolar esteja presente em um espaço de entretenimento. Dar a ele um livro sobre determinado tema, apresentar um filme, uma série ou, dependendo da faixa etária, um documentário, pode estimulá-lo a se aprofundar no assunto de maneira leve e aumentar o seu repertório cultural.

  • Esteja presente em atividades extracurriculares:

Participar dos eventos realizados pela comunidade escolar como feiras de ciências, festas em datas comemorativas, competições esportivas ou apresentações de trabalhos faz com que o aluno se sinta acolhido e mais engajado. A presença dos pais e responsáveis nessas ocasiões traz segurança e incentivo para que o estudante dê o melhor de si naquilo que está fazendo. Ser reconhecido por alguém que ele ama em algo feito com dedicação e empenho faz muito bem para o aprendizado e para o socioemocional.

A fase escolar é uma etapa única em nossas vidas na qual as experiências e momentos vividos compõem memórias para a vida toda! Por isso, é importante que os pais e responsáveis, junto com a escola, sejam aqueles que amparam e guiam as crianças e adolescentes nesse período de descoberta e construção de si como cidadão. Aqui na Rede de Ensino APOGEU, buscamos sempre estreitar os laços entre escola e família!

Venha conferir de perto em uma de nossas Unidades!

4 comentários em “Saiba como participar mais da vida escolar do seu filho!”

  1. Concordo , por isso sempre e dentro das minhas possibilidades proucuro estar em contato com a escola e apar de tudo, os alunos na fase da adolescência principalmente infelizmente não nos contam por conta própria tudo q está acontecendo no colégio, nós os pais devemos q sempre q possível buscar nos interar do máximo de informações possíveis, assim conhecemos melhor onde nossos filhos estão, e tbm quem são nossos filhos qdo nós os pais não estamos por perto. O fato de proucurar de integrar passeios pedagógicos a rotina familiar, é uma coisa mais pessoal e varia de família pra família mas não tiro de forma alguma sua importância.
    A junção de família e escola em prol dos alunos é um assunto bem vasto.

    Responder

Deixe um comentário