A importância de saber trabalhar em equipe: conheça os projetos do APOGEU

Compartilhe!

Você sabe da importância de saber trabalhar em equipe? O trabalho em equipe traz diversos benefícios para o ambiente de ensino e para o desenvolvimento do aprendizado das crianças? Aqui no APOGEU, nós adotamos o movimento “mão na massa” através de alguns projetos como, por exemplo, o projeto de Cultura Maker, que tem como objetivo estimular e desafiar as crianças durante o processo de criação.

Para isso, o projeto desenvolve habilidades como a proposição e resolução de problemas, estímulo da imaginação e da criatividade, apresentação de noções básicas de empreendedorismo, além do desenvolvimento do pensamento através da realização de projetos autorais e artísticos. Mas como a Cultura Maker funciona na prática?

Nesse projeto, o aluno é explorador e construtor do próprio mundo. Portanto, a turma é dividida em grupos e os estudantes são orientados a colocar a “mão na massa” com a finalidade de concretizar as ideias que tiveram previamente. A organização da turma em pequenos grupos estimula o espírito de colaboração, autonomia e empatia.

As salas de aula do projeto Maker são equipadas com tecnologias de fabricação digital, como impressoras 3D, máquinas de corte a laser, plotter de recorte e outros. Além disso, há a disponibilidade de ferramentas simples, como martelo e chave de fenda.

Com a Cultura Maker, os estudantes conseguem explorar temas e propor novos olhares para o mundo que os rodeia, contribuindo também para que eles vejam mais sentido no que estão aprendendo e desenvolvam novas competências. Ao verem o seu projeto finalizado, os alunos se sentem produtivos aumentando, assim, a autoconfiança.

A Luana, mãe da Mariah Fernandes, da Educação Infantil, disse que “a aprendizagem através dos projetos são de forma leve, dinâmica e divertida. E tudo inspira as crianças a buscar novas experiências que incentivam os pequenos a terem reponsabilidade e disciplina. É o vislumbre de futuros brilhantes.”

Mariah colocando a “mão na massa” para atividade do Projeto Maker

As atividades do projeto são integradas ao currículo pedagógico APOGEU e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Outras atividades que partem da cultura “mão na massa” são o Projeto Pequenos Cozinheiros e Projeto Semear. Em breve, traremos mais informações sobre essas atividades. Fique ligado!

 

 

Deixe um comentário