Você já falou sobre sentimentos e emoções com seu filho?

Compartilhe!

Você já imaginou fazer uma matéria que não tem prova? E se dissermos que na aula terá muita música, jogos, dinâmicas e uma minissérie exclusiva?

Agora imagina se a youtuber Jout Jout abre a aula falando da relação não muito legal que a gente tem com o próprio corpo?

Tudo isso é possível no Laboratório de Inteligência de Vida (LIV), um projeto desenhado pela Eleva Educação para desenvolver nos alunos inteligência emocional e habilidades socioemocionais.

Na Rede de Ensino APOGEU, o LIV é oferecido como disciplina obrigatória a partir da Educação Infantil. O grande diferencial é que o projeto fala a linguagem do aluno e acaba despertando seu interesse para os temas abordados em sala de aula.

Segundo a professora do APOGEU, Inaiara Cóser, nas primeiras etapas o LIV trabalha a obra “A caixa do Tomás”, da autora Blandina Franco e do ilustrador Carlos Lollo. O livro mostra o personagem diante de diferentes sentimentos, como medo, ciúme, coragem, amor e tristeza.

“Além da obra, nós trabalhamos com uma versão em pelúcia do lobinho Tomás. O interessante é que os alunos podem levá-lo para casa e depois relatarem suas experiências em um diário coletivo. É impossível não se apaixonar pelo Tomás. Todos ficam encantados!”, destaca Inaiara.

A professora explica que a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, o LIV começa a estimular o surgimento de algumas habilidades socioemocionais. Uma delas é o hábito do ouvido atento, primeiro passo para o desenvolvimento da colaboração.

No total, a Rede trabalha com seis habilidades distintas: proatividade, perseverança, colaboração, curiosidade, comunicação e pensamento crítico.

Entre os métodos e hábitos trabalhados pelo LIV, as minisséries criam maior impacto.

“É impressionante ver a reação dos alunos! O link com os hábitos é imediato e sempre surge o pedido: Por favor professora, passa mais um episódio! Isso acontece em todas as aulas da minissérie”, conta a professora.

O LIV é mais uma ferramenta utilizada pelo APOGEU para a concretização do seu SONHO GRANDE: TRANSFORMAR VIDAS por meio da EDUCAÇÃO de QUALIDADE!

“O mundo mudou e precisamos repensar o nosso papel enquanto escola e educadores. Isso requer coragem para assumirmos nossa vulnerabilidade e nos colocarmos como aprendizes desse novo paradigma. Preparar o aluno para os grandes desafios do mundo requer nos desfazermos de antigos hábitos. Contudo, estamos tão acostumados a operar na cultura da escassez que às vezes não enxergamos as oportunidades e temos medo de assumir algumas responsabilidades. Eu, economista e mestre em saúde, escolhi ser professora de LIV no APOGEU.  Aceitei esse desafio não com a missão de ensinar, mas sim de aprender com os meus alunos. Habilidades socioemocionais não se ensina, é preciso praticar e se expor emocionalmente!”, conclui Inaiara.