Você sabe o que foi a Semana de Arte Moderna?

Compartilhe!

A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal da cidade de São Paulo em fevereiro de 1922. O evento não foi apenas uma reunião de grandes artistas da época, mas também uma forma que os intelectuais encontraram para apresentar à sociedade uma proposta de reinvenção da arte. Mas como isso aconteceu e por quê?

Teatro Municipal de São Paulo, em 1922

Antes da Semana de Arte Moderna, os movimentos artísticos estavam relacionados aos valores gregos clássicos e tinham influência em padrões tradicionais e que pouco refletiam sobre a cultura e características específicas do nosso Brasil.

Como forma de romper com essa tradição, artistas de diferentes áreas se reuniram para “inovar” e mostrar ao público artes que refletissem as particularidades brasileiras com uma identidade própria e mais autônoma com relação aos padrões artísticos até então conhecidos.

Cartaz de divulgação do evento, feito pelo desenhista Di Cavalcantti

O projeto, por reforçar a ideia de liberdade de criação e rompimento com o passado, trouxe consequências para a arte brasileira em diversos níveis. Confira algumas curiosidades sobre a Semana de Arte Moderna, seus reflexos para a sociedade na época e como o movimento está presente até hoje.

  • Uma das novidades trazidas e que perpetuam até hoje é que as poesias, que até então eram apenas escritas, passaram a ser declamadas.
  • A Semana de Arte Moderna não durou 1 semana, e sim apenas 3 dias. As apresentações foram divididas por tema: no dia 13, foram apresentadas pinturas e escultura; no dia 15, obras de literatura e no dia 17, apresentações musicais tiveram espaço.
  • O evento não foi bem recebido pelo público que, por serem projetos audaciosos e inovadores, causaram uma reação adversa no público que questionava a qualidade das obras apresentadas. Além disso, sabe-se que muitas leituras e declamações foram vaiadas pela plateia.
  • A Semana de Arte Moderna não teve, assim, o efeito que os artistas buscavam, porém, como legado inaugurou, nos anos seguintes, o movimento artístico conhecido como Modernismo, que reformulou a cultura brasileira em vários aspectos.
  • O Modernismo influenciou áreas como a arquitetura e o urbanismo, que passaram a incorporar características modernistas em sua estética.

Artistas, poetas e intelectuais que participaram da Semana de Arte Moderna

E aí, gostou de saber mais sobre a Semana de Arte Moderna?

 

 

Deixe um comentário