Com orgulho imenso, anunciamos a aprovação de 52 alunos na seletiva interna para a equipe olímpica de História! Os resultados comprovam que, por mais que nossas escolas permaneçam fechadas, nossa educação de qualidade segue oportunizando a conquista de muitos sonhos.
A partir de agora, eles serão inscritos na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), participando semanalmente de encontros virtuais com o professor de História da Rede de Ensino APOGEU, Davi Militão, à frente da orientação dos alunos da ONHB desde 2014. “O objetivo dos encontros é fazer com que os participantes compreendam o funcionamento da prova. A Olimpíada é interdisciplinar, comunga conhecimento com outras áreas das humanas e linguagens. Contudo, também dialoga com as ciências da natureza e exatas. Aqui está uma das maiores qualidades da olimpíada de história: ela pensa no todo, permitindo o aluno enxergar um mundo muito mais amplo”, explica o professor. “Assim, a finalidade dos nossos encontros é refletir, analisar e identificar as particularidades da ONHB para que o aluno possa estar preparado, entendendo que não é apenas uma prova conteudista”, ressalta.
Participantes de outras edições elogiam preparação no APOGEU
“Acredito que seja uma experiência extremamente válida e super divertida. A olimpíada é muito dinâmica e aborda muitos temas interessantes e essenciais para a formação de um indivíduo. A equipe olímpica do APOGEU nos apoiou do início ao fim e, com certeza, foi importantíssima para o processo. Recomendo a todos que gostam da área de humanas a participarem!” Liz Cabral de Paula Oliveira
“Participar da Olimpíada de História me trouxe uma sensação muito boa, pois eu consegui aprender coisas sobre diversas disciplinas. Além disso, a prova trata de conflitos atuais, então eu gostei bastante. O APOGEU foi importante nessa participação por todo incentivo e apoio oferecido, principalmente pelo professor-orientador.” Maynara Ribeiro Medeiros
Conheça os aprovados em cada unidade APOGEU
Divinópolis (1 Grupo)
Álvaro Fabrino Claret – 1ª série
Jader Oliveira Silva – 2ª série
Helena Chagas de Araújo Mateus – 2ª série
Pará de Minas (1 Grupo)
Gabriela Fonseca Elias – 8º ano
Laura Vitória Santos Soares – 8º ano
Carolina de Oliveira Marzagão – 2ª Série
Pouso Alegre (1 Grupo)
Maria Eduarda Prado Felipe – 9º ano
Lavínia Machado Balbino Sant’Ana – 3ª série
João Victor Silva Santos – 9º ano
Ubá (1 Grupo)
Lívia Vieira de Lima – 9º ano
Arthur Rodrigues Santos – 1ª série
Otávio Ferreira Porreca – 9º ano
Benfica (2 Grupos)
Sophia Cristine Soares Mello – 3ª série
Mariana Silva Barbosa – 3ª série
Giuliane Silvestre Velasco – 9º ano
Maria Clara Reis Silva – 3ª série
Fernando Lopes Moraes – 2ª série
Larissa Alves Ribeiro – 3ª série
Santo Antônio I (6 Grupos)
Gabriela Gomes de Oliveira Reis – 1ª série
María Alice de Freitas Boia – 9º ano
Lavinia Rezende Pires – 3ª série
Alexandra Silva Souza Oliveira – 2ª série
Lucas Felipe de Oliveira Silva – 2ª série
Pablo José de Castro Silva Ramos – 2ª série
Lara Silveira Cordeiro – 1ª série
Vinicius Campos Priamo – 2ª série
Diogo Campos Giffoni – 2ª série
Laryssa Temponi Santiago – 2ª série
Antônio Pomarico Loschi – 8º ano
Rafael Barbosa de Assis – 2ª série
Táleri Torres Moura – 2ª série
Rafaela Rabelo Matta – 2ª série
Thayná de Souza Masiero – 2ª série
Luísa Cury de Moraes – 2ª série
Maria Clara Martins Marques – 2ª série
Elis Jardim Oliveira Cassab – 2ª série
Santo Antônio II (6 Grupos)
Wellington Ferreira Silva Rosa – 2ª série
Eduardo Hermano Cosendey Naegele – 3ª série
Munira Penchel Calil – 1ª série
Marco Antônio Fulco Júnior – 3ª série
Lucas de Paula Grizende – 3ª série
Thiago Melo Tavares – 1ª série
Gabriel Isaac Duque Braz Da Silva – 1ª série
Carolina Rabelo Abib – 1ª série
Amanda Helena Linhares Fernandes – 1ª série
Cayo Tavares Serrano – 3ª série
Letícia Militão Berini – 1ª série
Augusto Damasceno Guedes Givisiez – 3ª série
Gabriela Amaral Ferreira – 3ª série
Frederico Schanuel Rosa – 2ª série
Pedro Lucas Custódio Alípio – 1ª série
Davi Umbelino de Azevedo Rocha – 1ª série
Joana Gonçalves Meckler – 1ª série
Luana Stephanie de Assis Oliveira Lage – 2ª série
Sobre a Olimpíada Nacional em História do Brasil
A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Em 2020, em sua 12ª edição, consolidou-se com uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos.
Para a 13ª ONHB, será mantido o formato de seis fases on-line, com duração de uma semana cada, compostas por questões e tarefas diversas. As respostas são enviadas exclusivamente pelo site e são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e a orientação dos professores. Cada questão traz quatro alternativas, e mais de uma alternativa está correta, cabendo às equipes selecionar a alternativa que consideram a mais adequada em resposta à questão. A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades) e tem um impacto muito positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.
Desde a primeira edição, a Olimpíada encerra-se com uma fase presencial para no mínimo de 800 finalistas [no mínimo 200 equipes], que comparecem à Universidade Estadual de Campinas onde realizam uma prova dissertativa e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte. No entanto, para o ano de 2021, devido às incertezas trazidas pela pandemia causada pelo Covid-19, o formato da fase final ainda não foi definido [se on-line ou presencial]. A competição terá início dia 3 de maio e encerra em agosto.
Primeiro período de Inscrição
De 09/02 a 23/03 de 2021
Escolas públicas: R$38,00 (trinta e oito reais) por equipe
Escolas particulares: R$78,00 (setenta e oito reais) por equipe
Segundo período de inscrição
De 24/03 a 23/04 de 2021
A Olimpíada Nacional em História do Brasil tem um formato original, que valoriza o esforço coletivo. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (que podem estar em diferentes anos) e o professor de história do colégio. Cada professor pode orientar quantas equipes desejar, em quantos colégios atuar, mas cada estudante pode fazer parte de apenas uma equipe, com colegas de sua escola.