Conheça a Escola Naval e confira como ingressar, a estrutura da prova, o cronograma do concurso 2021 e os conteúdos mais cobrados nos últimos anos
A Escola Naval
A Escola Naval é a instituição de ensino superior da Marinha do Brasil localizada na cidade do Rio de Janeiro, considerada a mais antiga do país. Para o ingresso, são selecionados jovens que tenham entre 18 e 23 anos até 1º de janeiro de 2022, que cursaram o Ensino Médio completo, solteiros e sem filhos. O objetivo é formar Oficiais para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha, por isso, são oferecidos os seguintes cursos de graduação e habilitações:
- Corpo da Armada: habilitação em Mecânica; Eletrônica; ou Sistemas de Armas.
- Corpo de Fuzileiros Navais: habilitação em Mecânica; Eletrônica; ou Sistemas de Armas.
- Corpo de Intendentes da Marinha: habilitação em Administração.
A força das mulheres na Marinha
Cada vez mais, as Forças Armadas estão abrindo espaço para a inserção de mulheres nesse meio. Em 2014, iniciou-se a primeira turma de Aspirantes femininas da Escola Naval. Neste ano, as Aspirantes poderão optar pelos Corpos da Armada e de Fuzileiros Navais, ampliando, assim, o número de oportunidades e possibilidades em suas carreiras. Anteriormente, elas eram, automaticamente, direcionadas para o Corpo de Intendentes. Portanto, as futuras Oficiais poderão escolher em igualdade de condições com os Aspirantes do sexo masculino, um marco histórico na Marinha.
O concurso 2021
Segundo o edital, as inscrições para o concurso deste ano vão até o dia 14 de março. Serão ofertadas 20 vagas, 12 para as mulheres e 8 para homens. Confira o cronograma resumido para o Concurso de 2021:
Inscrições | 22/02/21 a 14/03/21 |
Prova Escrita | 1ª quinzena de 06/2021 |
Resultado Prova Escrita | 1ª quinzena de 06/2021 |
Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i) | 23/02/21 a 03/09/21 |
Divulgação do Resultado Final da Seleção | A partir de 10/12/21 |
Início do Curso | 31/02/22 |
A prova e os conteúdos mais cobrados
O concurso é dividido em dois dias. No primeiro, serão aplicadas provas objetivas de Matemática e Física, que terão duração de cinco horas e serão constituídas de 40 questões, sendo: 20 de Matemática e 20 de Física. No segundo dia, serão aplicadas provas objetivas das disciplinas de Português e Inglês, com 20 questões cada, e ainda uma redação, com duração total de cinco horas. Confira os assuntos que mais caem nas provas da Escola Naval:
Português: Interpretação de texto, oração subordinada, pronome, pontuação, reescrita e coesão.
Inglês: Interpretação de texto, vocabulário, verbos, pronomes, adjetivos e artigos.
Matemática: Derivada, geometria espacial, geometria analítica do espaço, progressões, funções, números complexos e trigonometria. IMPORTANTE: Diferentemente das edições anteriores, neste ano, a prova de matemática não irá abordar o conteúdo de Integral.
Física: Gás perfeito\termodinâmica, eletrostática, forças, magnetismo, ondulatória, cinemática, estática, hidrostática, energia e quantidade de movimento e eletrodinâmica.
Redação: Geralmente são cobrados temas relacionados à Marinha. A correção se divide da seguinte forma:
1- Estrutura e conteúdo: 50 pontos no total, sendo 30 deles destinados à coesão e coerência e 20 pontos direcionados para o título e para o assunto da redação.
2- Expressão: 50 pontos. Trata-se da linguagem e aspectos gramaticais da redação. Este é um dos critérios mais rígidos da avaliação do texto, por isso, é preciso ter muita atenção com todos os detalhes.
Além das provas objetivas e a redação, o concurso conta com as etapas de teste de aptidão física, avaliação psicológica e verificação de documentos.
A preparação
A menos de quatro meses da prova, a preparação deve começar o quanto antes, visto que o conteúdo programático é extenso, apesar de abordar apenas quatro matérias, além da redação. No APOGEU, temos curso específico para quem tem interesse em ingressar na Escola Naval. Tem o sonho de representar a pátria nas operações navais? Inscreva-se em nosso site!
- Funcionamento: fevereiro a setembro: (Segunda a sexta , das 13h30 às 19h e simulados aos fins de semana)
- Matriz de disciplinas: 30 aulas por semana