atividade motora

Saiba mais sobre a importância da atividade motora das crianças!

Compartilhe!

Você já parou para pensar na importância da atividade motora e como ela tem influência nos movimentos do nosso corpo?

No post de hoje, vamos conversar sobre habilidades que nosso corpo tem desde muito cedo e como elas podem ser trabalhadas para ajudar no desenvolvimento corporal das crianças.

Além disso, vamos trazer algumas sugestões de atividades simples para que esses movimentos sejam estimulados cada vez mais, garantindo uma infância plena e criativa para os pequenos.

Vamos lá?

O que é a atividade motora?

São movimentos articulados que nosso corpo realiza para que as ações do dia a dia sejam concluídas. Há um trabalho em conjunto dos sistemas muscular, sensorial e esquelético que possibilita a realização de atividades como, por exemplo, segurar uma caneta ou um lápis, manusear um objeto, recortar, pintar ou até mesmo correr ou pular.

Desde pequenas, as crianças podem e devem ter a atividade motora estimulada, pois, à medida em que entram na escola e começam a ser alfabetizadas, elas vão ter mais condições de aperfeiçoar esses movimentos em direção a um desenvolvimento corporal pleno.

Como a atividade motora está relacionada à criatividade?

Através de exercícios “de pintar”, a criança já começa a ter uma noção básica de delimitação do espaço. Uma boa dica de exercício é pedir que seu filho pinte uma determinada área de um desenho que ele goste ou de um personagem que ele conheça.

Nesse exercício, é estimulada a coordenação motora fina a partir do momento em que as crianças conseguem desenvolver movimentos mais precisos e fortes ao colorir determinada região.

Além disso, é trabalhado o uso das cores e textura do material (lápis de cor, giz de cera, tinta), estimulando a criatividade e imaginação da criançada.

Andar de bicicleta, correr determinado trajeto seguindo uma linha reta ou em circuito, encaixar objetos de determinada forma geométrica em uma caixa com o formato correspondente a ele, fazer recorte e colagem e brincar de bambolê são dicas que vão manter seus filhos em constante movimento e desenvolvimento tanto dos músculos quanto do cérebro.

Afinal, o corpo em movimento é sinônimo de saúde!

 

Deixe um comentário