oralidade

Como desenvolvemos a oralidade das crianças em sala de aula?

Compartilhe!

O processo de alfabetização é a base para que a criança possa desenvolver a leitura, a escrita, e a sua comunicação de maneira geral. Uma das práticas que faz parte da alfabetização é a oralidade, que auxilia os alunos a desenvolverem não só a habilidade de interpretação de texto, mas também a capacidade de interação e a expressão de sentimentos.

A oralidade pode ser apresentada e trabalhada com as crianças e adolescentes de diferentes formas. Na Educação Infantil, a contação de histórias é um excelente recurso para estimular a imaginação, a criatividade e a ampliação de vocabulário. Já em faixas etárias mais avançadas, a oralidade pode ser trabalhada através de debates sobre temas atuais e saraus, que auxiliam no desenvolvimento da argumentação e na organização e exposição de ideias.

Aqui na Rede de Ensino APOGEU realizamos atividades e projetos como, por exemplo, a leitura em roda de diferentes gêneros textuais, apresentando aos alunos histórias, narrativas e poesias de autores variados. Assim, a oralidade é trabalhada desde cedo, trazendo aos nossos pequenos uma compreensão maior da linguagem, além de um estreitamento de laços entre os alunos, que conversam e interagem entre si sobre a história que acabaram de conhecer.

oralidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *