COMO FUNCIONA O NOVO ENSINO MÉDIO?

Compartilhe!

O novo currículo do Ensino Médio traz algumas mudanças importantes para essa etapa final na formação dos jovens alunos. Mas como se estrutura o Novo Ensino Médio e o que muda na prática?

Com o Novo Ensino Médio, há conjunção entre o tradicional (Formação Geral Básica) e o Itinerário Formativo. A Formação Geral Básica corresponde à parte do currículo obrigatória e as competências e habilidades são organizadas em quatro áreas do conhecimento que serão cobradas pelo ENEM: Linguagem e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Sociais e Aplicadas.

Já o Itinerário Formativo, abrange atividades extracurriculares encaixadas em uma carga horária mais ampla. Essas atividades devem contemplar competências e habilidades, de modo que os alunos possam se preparar para o futuro e seus desafios. Nesse sentido, os estudantes contam com oportunidades de aprendizado diversificadas e de acordo com as escolhas profissionais de cada um.

COMO O APOGEU ESTÁ PREPARADO PARA O NOVO ENSINO MÉDIO?

Os Itinerários Formativos são a parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio. Através da revisão do currículo no segmento, os jovens alunos são apresentados a uma diversificada oportunidade de formação, que permite uma melhor preparação para lidar com a sociedade e com a vida adulta. Além disso, visa desenvolver habilidades que possibilitam aos estudantes uma visão de mundo ampla e heterogênea para decidirem como agir nas mais diversas situações, seja na escola, no trabalho e em seu cotidiano.

No Novo Ensino Médio da Rede de Ensino APOGEU, atendemos às necessidades e expectativas dos estudantes, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo, de modo a garantir sua preparação e aprendizagem na escola. Asseguramos o desenvolvimento de habilidades e competências capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro, considerando a intensidade e a velocidade das transformações que marcam a sociedade na atualidade. Tudo isso em acordo com a BNCC e os 4 eixos estruturantes que norteiam os Itinerários Formativos: Investigação Científica; Processos Criativos; Empreendedorismo; Mediação e Intervenção Cultural.

No segundo semestre, nossos Itinerários Formativos são:

  • Cultura Pop: aprendendo com o cotidiano;
  • EcoMaker: aprendendo a sustentabilidade na prática;
  • Linguagem da matemática: aprendendo lógica e programação;
  • A arte da comunicação: da oratória ao makerting.

Seguimos esperançosos de que viveremos experiências incríveis no próximo ciclo que se inicia e com a garantia do brilhante trabalho que a nossa equipe de professores vem desenvolvendo na formação dos alunos!

Você sabia que no nosso canal no Youtube nós preparamos uma websérie completa com mais informações que você precisa saber sobre o Novo Ensino Médio? Não deixe de conferir, é só clicar aqui.

Deixe um comentário