Já imaginou como você se sairia no último ENEM?
Selecionamos cinco questões abordadas na prova de 2017. Faça o teste e descubra!
1 – “As centrífugas são equipamentos utilizados em laboratórios, clínicas e indústrias. Seu funcionamento faz uso da aceleração centrífuga obtida pela rotação de um recipiente e que serve para a separação de sólidos em suspensão em líquidos ou de líquidos misturados entre si” – Dicionário Houaiss de Física.
Nesse aparelho, a separação das substâncias ocorre em função:
- a)Das diferentes densidades;
- b)Dos diferentes raios de rotação;
- c)Das diferentes velocidades angulares;
- d)Das diferentes quantidades de cada substância;
- e)Da diferente coesão molecular de cada substância.
2 – Um morador de uma região metropolitana tem 50% de probabilidade de atrasar-se para o trabalho quando chove na região; caso não chova, sua probabilidade de atraso é de R$ 25%. Para um determinado dia, o serviço de meteorologia estima em 30% a probabilidade da ocorrência da chuva nessa região.
Qual é a probabilidade de esse morador se atrasar para o serviço no dia para o qual foi dada a estimativa de chuva?
- a)0,075
- b)0,150
- c)0,325
- d)0,600
- e)0,800
3 – PROPAGANDA — O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ela apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso, a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou o leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado. BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1998 (adaptado).
De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem:
- a)Reflexão da sociedade sobre os produtos anunciados;
- b)Difusão do pensamento e das preferências das grandes massas;
- c)Imposição das ideias e posições de grupos específicos;
- d)Decisão consciente do consumidor a respeito de sua compra;
- e)Identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado.
4 – “México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional. Os quatro países, em meados de 2012, criaram a Aliança do Pacífico e eliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de produtos comercializados entre suas fronteiras”.
O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países-membros:
- a)promover a livre circulação de trabalhadores.
- b)fomentar a competitividade no mercado externo
- c)restringir investimentos de empresas multinacionais.
- d)restringir investimentos de empresas multinacionais.
- e)Reduzir a fiscalização alfandegária para incentivar o consumo.
5 – Muitos países se caracterizam por terem populações multiétnicas. Com frequência, evoluíram desse modo ao longo de séculos. Outras sociedades se tornaram multiétnicas mais rapidamente, como resultado de políticas incentivando a migração, ou por conta de legados coloniais e imperiais.
Do ponto de vista do funcionamento das democracias contemporâneas, o modelo de sociedade descrito demanda, simultaneamente:
- a)defesa do patriotismo e rejeição ao hibridismo.
- b)universalização de direitos e respeito à diversidade.
- c)segregação do território e estímulo ao autogoverno.
- d)políticas de compensação e homogeneização do idioma.
- e)padronização da cultura e repressão aos particularismos.
Respostas: 1-A; 2-C; 3-C; 4-B; 5-B