No ENEM, a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias exige que o aluno tenha um conhecimento integrado dos conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Por isso, a primeira grande dica é: estude bastante os conteúdos das quatro disciplinas para acertar a questão proposta!
A professora de História da Rede de Ensino APOGEU, Priscila Campos destaca que um importante eixo condutor da prova é a abordagem cultural. “O candidato deve ficar atento para as questões que exigem análise das diversidades culturais no decorrer do tempo e em diferentes espaços”, ressalta.
Priscila listou os 5 temas de História mais presentes no ENEM. Confira:
- Governos Democráticos
Neste caso, o candidato deve buscar um conhecimento bem integrado de todos os temas correlacionados. Desde a origem da experiência democrática no Ocidente (Grécia Antiga) passando pelas experiências na modernidade. É importante dar ênfase ao funcionamento da democracia no Brasil!
- Escravidão
As experiências escravistas e suas heranças são muito importantes. O aluno deve saber fazer uma comparação entre a escravidão na Antiguidade e na Modernidade, o modelo escravista brasileiro e a manutenção do racismo nos mais diferentes níveis.
- Período entre guerras (1919/1939)
É importante relacionar os marcantes eventos do século XX com a atual conjuntura mundial. Por isso, crise de 1929 e expansão dos regimes de extrema direta na década de 1930 merecem destaque.
- Era Vargas (1930/1945) e Segundo Governo Vargas (1950/1954)
As medidas econômicas, políticas e culturais adotadas nesse período trazem questões que exigem do candidato uma leitura integrada entre passado e presente. Nesse sentido é importante destacar as medidas intervencionistas/nacionalistas e a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
- Período de Redemocratização no Brasil
Os avanços e retrocessos do modelo democrático pós ditadura militar recebem destaque nas questões, principalmente por meio da constituição de 1988 (constituição cidadã).