Você conhece a lenda das bonecas Abayomis?
As turmas do 1° ano da Cidade Alta e 2º ano da Santo Antônio 1 conheceram a lenda das bonecas Abayomis durante o Projeto Interdisciplinar Heranças Africanas.
A lenda conta que quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos, atravessaram o oceano Atlântico numa viagem muito difícil a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte. As crianças choravam assustadas, e por este motivo, as mães, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas saias e criavam as bonecas para distraí-las ao longo da difícil viagem.
Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas.
As bonecas serviam de amuleto de proteção e hoje são símbolo de resistência. O termo Abayomi significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.
Após conhecerem a lenda das bonecas Abayomis, as crianças tiveram a oportunidade de confeccioná-las. Confira os registros abaixo: