O segundo dia de provas do PISM 2023 aconteceu no dia 04/12/2022 e reuniu, em Juiz de Fora, alunos de diversos cantos do país. Nossos professores comentaram as provas dos módulos 1, 2 e 3 deste domingo, confira abaixo:
BIOLOGIA – PISM 1 e 2
- PISM 1: A prova apresentou um grau de dificuldade médio, com algumas questões fáceis e outras que exigiam uma leitura atenta das alternativas e do comando por parte do aluno. A maior parte da prova foi direcionada para citologia, com questões abordando as estruturas e os processos fisiológicos da célula, incluindo os mecanismos de transporte através da membrana, organelas celulares, metabolismo energético e síntese de proteínas. Vale destacar a presença de uma questão de metodologia científica, bem como a ausência de questões de histologia animal e vegetal, o que provavelmente mostra uma possível transição e tendência de aproximar a prova daquilo que será a proposta do novo conteúdo programático do PISM.
- PISM 2: A prova apresentou um grau de dificuldade de fácil a médio, com questões bem distribuídas entre os temas e dentro da expectativa para o PISM 02. Como ocorreu nos últimos anos, as duas áreas com grande destaque na prova foram a botânica e a zoologia, com ênfase nos aspectos evolutivos de plantas e animais, uma questão de fisiologia vegetal destacando o processo de transpiração e a condução de seiva bruta, o que representa uma novidade na abordagem, bem como o reaparecimento das verminoses. Vale destacar a ausência de temas que historicamente sempre apareceram, como as algas, os fungos e os hormônios vegetais.
LITERATURA – PISM 1 e 2
- As provas do PISM I e II de literatura estavam dentro do esperado. Para o PISM I, foi cobrada bastante interpretação de texto, autores majoritariamente ligados à década de 1970, e a capacidade da articulação entre textos literários e teóricos.
Já o PISM II tomou carona no bicentenário da independência para trazer o Romantismo, em especial a primeira geração, com considerações a serem feitas pelo candidato em relação à construção do indianismo. Além disso, houve a presença do Modernismo; de uma questão um pouco mais formalista que de costume, mas, majoritariamente, a prova foi bem orientada para habilidades de leitura do candidato.
FILOSOFIA – PISM 3
- A prova veio dentro do esperado inclusive, mais uma vez salientando Aristoteles e a teoria das Quatro Causas na primeira questão, já na segunda à prova trouxe Santo Agostinho e a busca da verdade onde devemos associar a auto-reflexão humana com a interiorização com Deus.
FÍSICA – PISM 1, 2 e 3
- As provas do PISM de Física vieram com uma boa distribuição de conteúdo, abordando de uma forma ampla todo edital de cada ano.
A prova do PISM 1 cobrou torque na questão discursiva, o que não acontecia com frequência em edições anteriores, mas tudo dentro do exigido pelo conteúdo programático. A predominância de questões com aplicações de cálculos e não teve questões totalmente teóricas.
A prova do PISM 2, abordou temas recorrentes como equação da calorimetria, força de empuxo e lei geral dos gases. Na parte discursiva, destaque para uma questão de escalas termométricas que era tema recorrente anteriormente em questões objetivas.
A prova do PISM 3 teve as questões objetivas predominantemente qualitativas, abordando temas recorrentes como efeito fotoelétrico, classificação quanto à origem de ondas, eletrostática, eletrodinâmica de forma direta aplicando lei de ohm e conceito de potência elétrica.
A parte específica do PISM 3 cobraram tudo dentro do conteúdo programático. Temas como efeito doppler, eletrodinâmica, força elétrica e magnética e a relatividade restrita.
De forma geral, as provas ficaram coerentes com edições anteriores e abordando muito bem todo conteúdo programático para cada ano.