Você sabe o que é psicologia educacional?

Compartilhe!

A psicologia educacional é a área de estudo que tem como objetivo se aprofundar nos métodos e abordagens relativos ao processo de aprendizagem e ensino. Nesse sentido, são estudadas técnicas e estratégias educacionais sempre com o objetivo de melhorar o ensino e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos.

O psicólogo educacional é um profissional essencial para garantir o desenvolvimento dos outros profissionais envolvidos na comunidade escolar. Com a ajuda desse profissional, estudantes, professores, diretores e todos os outros membros da escola podem se desenvolver rumo à excelência acadêmica e bem-estar.

Essa área de estudos abrange não só a questão do ensino e aprendizagem, mas também precisa recorrer a outros processos que fazem parte de qualquer organização social como, por exemplo, processos emocionais, cognitivos e comportamentais. Todos esses são fatores que influenciam no modo como iremos aprender e reter conhecimento durante toda a nossa vida.

Por isso, é importante que desde pequenas, as crianças possam contar com a orientação desse profissional, uma vez que é na nossa infância e juventude que estamos mais propensos a aprender e consolidar determinado aprendizado em nossa experiência, levando-o para a vida toda.

Aqui na Rede de Ensino APOGEU, contamos com o serviço de psicologia escolar desde fevereiro de 2019. Na época, a equipe era composta pela psicóloga Elismara Vaz e 4 estagiárias do curso de Psicologia. No ano seguinte, com a pandemia, novas demandas surgiram e “a psicologia escolar do APOGEU auxiliou no processo de adaptação de alunos e professores frente aos novos desafios propostos pela pandemia da Covid-19. Muitas lives, rodas de conversa, momentos de interação e tantas outras estratégias que tiveram como objetivo auxiliar naquele momento tão desafiador”, disse Elismara.

A psicóloga ainda acrescentou que “em 2021, o setor, já com algumas habilidades de trabalhar remotamente já solidificadas, desenvolveu diversos projetos, sempre buscando um diálogo entre a Psicologia Escolar e a práxis pedagógica. Um desses projetos foi o “Promovendo habilidades Socioemocionais”. Esse trabalho foi desenvolvido em todas as unidades do APOGEU, desde a Educação Infantil, Fundamental 1 e no contra turno dos alunos de Fund. 2 e Ensino Médio. Foi um momento muito oportuno para colocar em prática aquilo que tanto valorizamos em nossos alunos, ou seja, a autonomia, a escuta ativa e empatia.”

Elismara nos contou ainda sobre as propostas para esse ano que se inicia: “Para 2022, reiteramos nosso compromisso de colocar a Psicologia Escolar à serviço da comunidade, sejam alunos, pais, professores e todos aqueles que, assim como nós, acreditam na educação como a mola mestra de nosso país. Estaremos criando e executando projetos que visem o bem-estar e qualidade de vida de nossos alunos. O retorno nos possibilitará criar estratégias ainda mais eficazes de acolhimento que com certeza levará nossos estudantes a caminhar de maneira mais produtiva e feliz nesta jornada chamada escola.”

Atualmente, a Rede de Ensino APOGEU conta com um time de 10 profissionais no setor de Psicologia, atuando um em cada unidade, de modo que o alcance seja cada vez maior dentro da Rede.

Venha fazer parte da família APOGEU! Matrículas abertas!

 

Deixe um comentário